Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3841
Título: Aplicação de análise de custo/volume/lucro em processo de fabricação informal de bolos artesanais no município de Cacoal - RO.
Autor(es): Oliveira, Maycon Jhony Galdino de
Palavras-chave: Custo variável
Custo/volume/lucro
Margem de contribuição
Contabilidade gerencial
Tomada de decisão
Data do documento: 8-Ago-2022
Citação: OLIVEIRA, Maycon Jhony Galdino. Aplicação de Análise de custo/volume/lucro em processo de fabricação informal de bolos artesanais no município de Cacoal/RO. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2022.
Resumo: O presente trabalho foi com uma microempreendedora que fábrica bolos artesanais no município de Cacoal-RO que ainda atua na informalidade. A pesquisa teve como objetivo conhecer as necessidades informacionais do negócio, no que tange as ferramentas gerencias e foi realizada em três etapas. Na primeira etapa foram levantadas as necessidades informacionais requeridas para a tomada de decisão no que tange a custos, volume e lucro. Na segunda etapa foram coletados os dados referentes aos gastos da produção com vistas a aplicação do método de análise custo/volume/lucro, pois trata-se de pesquisa aplicada com utilização de conceitos da contabilidade gerencial tais como: margem de contribuição, ponto de equilíbrio para realização da análise custo/volume/lucro. Na terceira fase, foi realizada a análise dos resultados a partir das simulações e os resultados foram apresentados a empreendedora na condição de usuária por meio de teste de usabilidade. A partir dos dados coletados e dos parâmetros de custo volume e lucro informados foram calculados os gastos variáveis e fixos e obtidos as margens de contribuição unitária e total, por produto, e os Pontos de equilíbrio contábil e econômico do mix em quantidade e valor. Cabe destaque para o custo com a embalagem que participam com percentuais altos em relação aos custos variáveis por produto alcançando percentuais de variam em intervalo de 84 a 31%. Os resultados apontaram que a metodologia utilizada gerou informações de qualidade, úteis para a tomada de decisão, tanto na perspectiva do pesquisador quanto da usuária representante do objeto de estudo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como parte dos requisitos, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Professora Dra. Liliane Maria Nery Andrade.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3841
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Maycon.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador