Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3842
Título: Comparativo de rentabilidade entre a produção de bezerros da raça Nelore e Aberdeen-Angus.
Autor(es): Cambraes, Nathalia Amaral.
Palavras-chave: Aberdeen-angus
Nelore
Lucro
Desmama
Data do documento: 5-Ago-2022
Citação: CAMBRAES, Nathalia Amaral. Comparativo de rentabilidade entre a produção de bezerros da raça Nelore e Aberdeen-Angus.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2022.
Resumo: : A atividade agropecuária tem ganhado destaque no cenário nacional, movimentando a economia do país, o estado de Rondônia possui uma grande quantidade de pecuaristas sendo uma das principais atividades do estado. Esta pesquisa verificou qual o lucro proporcionado pelos bezerros e bezerras das raças Aberdeen-Angus e Nelore do nascimento até a desmama, no sistema semi-extensivo, realizada em uma fazenda localizada na linha 75 no município de Parecis no Estado de Rondônia, onde foi aplicado um instrumento de coleta de dados para entrevistar o proprietário. É uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa com aspectos quantitativos e com caráter bibliográfico e pesquisa de campo. A pesquisa foi feita com 100 vacas da raça nelore onde 50 foram inseminadas com sémen de Aberdeen-angus e 50 foram inseminadas com sémen de Nelore, a pesquisa foi aplicada com 22 bezerros da raça Aberdeen-Angus e 22 bezerros da raça Nelore, e com 18 bezerras da raça Aberdeen-Angus e 18 bezerras da raça Nelore, totalizando 40 bezerros de cada raça. Foram considerados os custos, o peso final, o valor por quilograma que foram vendidos e outros aspectos para se chegar ao lucro obtido no período. O gasto com alimentação e medicamentos para ambas as raças foi o mesmo, no final do período foi verificado que os bezerros (as) da raça Aberdeen-Angus somaram um lucro superior por serem mais pesados e possuírem um preço por quilograma maior que os Nelores, ambas as raças foram desmamadas com 8 meses.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como parte dos requisitos, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Professor Dr. Cleberson Eller Loose
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3842
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Nathalia.pdf282,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador