Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3843
Título: Análise de custo volume e lucro na produção de sorvetes.
Autor(es): Queiroz, Raquel Oliveira de.
Palavras-chave: Custeio variável
Custo/volume/lucro
Controle
Contabilidade Gerencial
Data do documento: 9-Ago-2022
Citação: QUEIROZ, Raquel Oliveira de. Análise de custo volume e lucro na produção de sorvetes. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2022.
Resumo: O presente estudo foi com uma microempresa produtora de sorvetes situada no distrito de Migrantinópolis no Município de Novo Horizonte do Oeste – RO, que está enquadrada como Microempreendedor Individual. O objetivo do estudo foi conhecer as necessidades informacionais dos microempresários sobre as ferramentas gerenciais e foi realizado em três etapas. A primeira etapa visou conhecer as necessidades informacionais dos empreendedores, na segunda foi aplicada a metodologia de análise Custo/Volume/Lucro (CVL) e na terceira os dados obtidos na segunda etapa foram apresentados aos mesmos com vistas a identificar se a ferramenta foi útil e se atendeu às suas necessidades informacionais por meio de um ‘teste de utilidade/usabilidade’. Foram utilizados conceitos gerenciais e de controle como Margem de Contribuição e Ponto de Equilíbrio Contábil, Financeiro e Econômico para Analise Custo/Volume/Lucro (CVL). Essas ferramentas possibilitam o conhecimento sobre os custos, lucros e metas a serem estabelecidas, cruciais para o planejamento e estratégia da empresa. Com a pesquisa foi possível saber que a moreninha é o produto de maior rentabilidade e que mais contribui para a empresa, porém o produto mais vendido é o iogurte, a empresa vendeu 4332 (quatro mil trezentas e trinta e duas unidades) acima do necessário para o Ponto de Equilíbrio, faturou 183% (cento e oitenta e três por cento) a mais que o Ponto de Equilíbrio Financeiro e que precisará aumentar as vendas em 12% (doze por cento) para alcançar o Ponto de Equilíbrio Econômico e conhecer o quanto a ferramenta é importante para a gestão.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como parte dos requisitos, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Professora Dra. Liliane Maria Nery Andrade
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3843
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho_de_Conclusao_de_Curso___Raquel_Oliveira_de_Queiroz.pdf857,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador