Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3846
Título: A evasão escolar na educação de jovens e adultos de Ariquemes-RO.
Autor(es): 
Kamiya, Priscila Yuke
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Evasão escolar
Educação
Data do documento: 2022
Citação: KAMIYA, Priscila Yuke. A evasão escolar na educação de jovens e adultos de Ariquemes-RO. 2022. 52 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022.
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos compreende-se uma educação formadora de cidadãos do público jovem e Adulto (acima de 16 anos) que possuem necessidade de uma educação que favorece sua permanência na escola. ao enfrentar diversos obstáculos vários discentes de tal modalidade acabam evadindo da escola. No município de Ariquemes (Rondônia), encontrase escolas da Educação de Jovens e Adultos onde esta realidade também se faz presente. Diante do fato apresentado a pesquisa possui o objetivo de analisar dados quanto a quantidade de evadidos no ensino fundamental (5ª a 8ª série) de tal modalidade e simular as perdas financeiras para o Governo Federal Brasileiro. a questão norteadora que se coloca para o desenvolvimento deste trabalho é: Quais os valores gastos pelo Governo Federal referentes aos índices de evasão escolar da Educação de Jovens e Adultos no ensino fundamental público de Ariquemes-RO? A partir da problemática, a presente monografia tem como objetivo analisar os índices de evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos e seus gastos que trazem prejuízos para atividade econômica e educacional na rede de ensino do Município de Ariquemes - RO. A metodologia da pesquisa se caracteriza como quantitativa, bibliográfica, documental e exploratória. Como base de dados utilizou-se dados oficiais da Secretaria de Educação do Município de Ariquemes e dados do valor mínimo anual por aluno estipulado pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação nos anos de 2015 a 2019. Como resultados da evasão escolar obtivemos uma perda média de 35% dos alunos nas séries do ensino fundamental (5ª a 8ª) na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Isto equivale a quase 1/3 de todos os alunos matriculados nos anos de 2015 a 2019. Resultando assim, um prejuízo para o poder público de mais de meio milhão de reais (R$ 564.109,71). As perdas financeiras são referentes apenas aos valores mínimos repassados pelo FUNDEB nos anos citados, tratando-se de uma simulação simples que não levou em consideração os gastos do poder público do município de Ariquemes-RO.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof. Dr. Hugo Athanasios Fotopoulos.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3846
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KAMIYA, P. Y.pdfArquivo principal407,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.