Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3848
Título: Tecnologias de informação e comunicação e o seu uso durante o ensino remoto emergencial: análise do cenário de ensino superior e básico durante a pandemia em Ariquemes-RO
Autor(es): 
Pereira, Roberta Dantas
Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação
Ensino Remoto Emergencial
Ensino-Aprendizagem
Data do documento: 2022
Citação: PEREIRA. R. D. Tecnologias de informação e comunicação e o seu uso durante o ensino remoto emergencial: análise do cenário de ensino superior e básico durante a pandemia em Ariquemes-RO. 2022. 64 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como proposta refletir a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação durante o Ensino Remoto Emergencial na pandemia da Covid 19. O objetivo geral desta pesquisa busca analisar (antes e durante o ensino remoto na pandemia) as Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem entre professores e alunos no ensino básico e superior de Ariquemes – RO. E sendo assim, o presente trabalho limitou-se em identificar quais os desafios e contribuições das Tecnologias de Informação e Comunicação para professores, gestores e alunos (antes e durante) o Ensino Remoto Emergencial na pandemia? Um dos principais focos da pesquisa é conhecer como as mediações tecnológicas contribuíram para o processo de ensino e aprendizagem na utilização do referido modelo de ensino. Analisando assim, a relevância das tecnologias no contexto educacional básico e superior e os desafios apresentados por professores, gestores e alunos. A escolha deste tema justifica-se por se tratar de um tema atual e de grande relevância para nossa sociedade e que tanto no ensino básico como no ensino superior, o uso do Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia foi a principal opção para a continuidade das aulas no processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, torna-se importante ressaltar que o presente trabalho partiu da hipótese que o Ensino Remoto Emergencial prejudicou o processo de ensino-aprendizagem de professores e alunos do ensino básico. Para a realização desta pesquisa utilizou-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica, exploratória, aplicada, que empregou como análise de dados a utilização de métodos quantitativos e qualitativos. Como instrumento de coleta de dados, foram realizadas entrevistas por meio de questionário para professores e gestores de uma escola municipal do município e, também, na utilização de um banco de dados provenientes de perguntas direcionadas sobre o tema para alunos de uma Universidade Publica. A fundamentação teórica ocorreu por meio de documentos oficiais e autores que, respectivamente, abordam e discutem os referidos temas da pesquisa. Após a realização da pesquisa, foi possível compreender e constatar que as tecnologias de informação e comunicação possuem grande potencial para a educação pública, mas são necessárias melhorias na infraestrutura e na acessibilidade para sua utilização.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof. Dr. Hugo Athanásios Fotopoulos.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3848
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEREIRA, R. D..pdfArquivo principal585,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.