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Título: Processo de ensino e de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia
Autor(es): Santos, Arnaldo Marcelino dos
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Tecnologia da informação e comunicação
Pandemia
Data do documento: 2022
Citação: SANTOS, A. M. Processo de ensino e de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia. 2022. 49 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2022
Resumo: Este estudo possui como objeto de pesquisa o processo de ensino e de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental durante a pandemia. Com a expansão do Corona Vírus (COVID-19) no final de 2019 e início de 2020, foi decretado estado de pandemia no mundo, seguido de isolamento social, como medida de segurança. A escola foi um dos locais que tive que se ajustar a todo esse processo, tendo como alternativa o ensino remoto emergencial. Com o fechamento das escolas e a aplicação do ensino remoto, os profissionais da educação foram desafiados a aprender novos modos de ministrar as aulas, entre eles o uso das tecnologias da informação e da comunicação. Neste contexto, muitos problemas foram identificados no decorrer do anos de 2020 e 2021, motivo pelo qual se deu a construção desta pesquisa, como o questionamento: como se deu o processo de ensino e de aprendizagem durante a pandemia. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender como se deu o processo de ensino e de aprendizagem durante a pandemia, de acordo com as reportagens publicadas no portal G1. Os aportes teóricos que sustentam o estudo encontram-se nas teorizações sobre processo de ensino e de aprendizagem em perspectivas de autores como: Máximo (2021), Martins e Palomar (2018), Fonseca (2019), Neves e Damiani (2006), Brait (2010) e nas discussões sobre Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) elaborados por: Kenski (2007), Rossi (2015), Netto (2005), Araújo (2012), dentre outros. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, na busca e alocação de conhecimento, como forma de contribuir no processo de ensino e aprendizagem, correlacionando tal conhecimento com abordagens já trabalhadas por outros autores. O material de pesquisa é composto por reportagens publicadas no Portal G1, que tratam sobre as dificuldades encontradas pelos professores durante a pandemia, no período de março de 2020 a abril de 2022. Estas reportagens foram consideradas como documentos e compuseram o material de pesquisa. Ao analisar as reportagens percebemos que as dificuldades de professores e alunos eram relacionadas às dificuldades com a tecnologia, a falta de preparo, de acesso à internet, poucos dispositivos, a falta de apoio aos alunos, por parte das famílias. A pesquisa mostrou a importância das tecnologias da informação e comunicação como recursos pedagógicos neste período pandêmico, tanto em ambiente escolar, quanto domiciliar e a necessidade da formação docente continuada na preparação de seus professores para lidarem com estes recursos.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Dra. Giovana Alexandra Stevanato
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3849
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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