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Título: Afetividade e as interações no processo de desenvolvimento da criança na educação infantil
Autor(es): Ribeiro, Luciana dos Santos
Palavras-chave: Educação
Educação infantil
Afetividade e interação
Data do documento: 2022
Citação: RIBEIRO, L. S. Afetividade e as interações no processo de desenvolvimento da criança na educação infantil. 2022. 40 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2022
Resumo: Esta pesquisa tem como temática central, a afetividade e as interações na Educação Infantil, cujo objetivo geral foi analisar como as produções científicas produzidas pelos Programas de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), abordam a afetividade e a interação na Educação Infantil. E como objetivos específicos: identificar nas perspectivas teóricas se a afetividade e a interação influenciam no processo de desenvolvimento da criança na Educação Infantil; relacionar as produções acadêmicas dos cursos de Pós-Graduação em Educação que tem como objeto de pesquisa a Educação Infantil; analisar a afetividade e a interação na relação professor e aluno como promotores do desenvolvimento da criança. A pesquisa é bibliográfica com abordagem qualitativa, fundamentada nas perspectivas teóricas e metodológicas dos autores: Martins (1997), Bassedas; Huguet; Solé (1999), Vigotsky (2001), Gil (2002), Dallabona; Mendes (2004), Wallon (1941/2007), Silveira; Córdova (2009), Veras; Ferreira (2010), Mello; Teixeira (2011), Mello; Rubio (2013), Treinta (2014), Souza et al (2014), Rayane (2018). E nas produções acadêmicas e científicas produzidas, no período de 2010 a 2019, dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR): Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEE) e Programa de Pós-Graduação em Educação- Mestrado Acadêmico (PPGE). A pesquisa nos mostrou que neste período foram produzidas 291 dissertações nos programas de educação supracitados, no entanto, apenas dez pesquisas têm como objeto de pesquisa a Educação Infantil e discutem sobre a afetividade e interações, nesta etapa da educação. Em relação a temática concluímos que as relações de interação e afetos na Educação Infantil, são significativas para o desenvolvimento e avanço das crianças em relação a formação de personalidade e aos aspectos psíquico, motor, cognitivo, social, cultural dentre outros que são importantes para seu desenvolvimento integral.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Dra. Giovana Alexandra Stevanato
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3853
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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