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Título: Avaliação nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Rosa, Maria Aurenice Galdino Pereira
Palavras-chave: Educação
Avaliação
Anos iniciais
Educação infantil
Data do documento: 2022
Citação: ROSA, M. A. G. P. Avaliação nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 35 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2022
Resumo: O presente trabalho tem como temática a avaliação nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com um foco nos dois primeiros anos. A avaliação é sempre um tema muito discutido no meio educacional, pois é compreendida como parte fundamental do processo de ensino e de aprendizagem. Diante disto surge o questionamento de como a avaliação é apresentada nos documentos normativos contemporâneos? Diante desta problemática o objetivo geral foi compreender como acontece o processo de avaliação nas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, segundo os documentos normativos da educação. Para atingir o objetivo geral delimitamos como objetivos específicos: descrever o processo histórico da avaliação; apresentar os conceitos e as finalidades da avaliação na perspectiva dos teóricos e analisar os documentos normativos educacionais nacionais e municipais sobre a avaliação. A pesquisa é bibliográfica e qualitativa. Para fundamentar teoricamente foram utilizadas as perspectivas de alguns autores que discutem o tema avaliação, tais como, Almeida e Franco (2011), Ferreira (2002), Hoffmann (2010), Luckesi (1988, 2002), Rabelo (1998); Almeida (2011); Steban (2008), entre outros. O material de pesquisa é composto pelos documentos que regem a educação: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) nº 9.394/96, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do município de Vilhena, o Currículo Municipal de Vilhena: Marcos, Caminhos e Saberes. A pesquisa mostrou que a avaliação deve ser contínua e formativa durante o processo de ensino e de aprendizagem, servindo como base para os professores, pois os auxiliam para a tomada de decisão frente às aprendizagens dos alunos. Identificamos também que o Currículo Municipal de Vilhena tem como referência o que é indicado nos documentos normativos.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Dra. Giovana Alexandra Stevanato
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3854
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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