Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3855
Título: Processo de ensino e de aprendizagem em matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Oliveira, Sabrina Machado de
Palavras-chave: Educação
Ensino de matemática
Ensino e aprendizagem
Data do documento: 2022
Citação: OLIVEIRA, S. M. Processo de ensino e de aprendizagem em matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 49 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2022
Resumo: Este trabalho tem como objeto de pesquisa o processo de ensino e de aprendizagem de matemática, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pois o ensino de matemática é considerado por uma parte dos alunos e também por alguns professores como complexo, tanto para quem ensina, quanto para quem aprende. Os discursos que a matemática é difícil aumentam conforme as turmas vão avançando para os anos seguintes, quando a complexidade e intensidade dos conteúdos também vão aumentando. Neste contexto, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar como as produções científicas dos cursos de pós-graduação em educação, da Universidade Federal de Rondônia abordam o processo de ensino e de aprendizagem em matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos elencados foram: selecionar as dissertações cujo objeto de pesquisa trata-se da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental; identificar nas produções científicas o que elas trazem sobre o processo de ensino e de aprendizagem da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental; apresentar possibilidades de ensino e de aprendizagem em matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi bibliográfica com abordagem qualitativa. O olhar para o material de pesquisa foi numa perspectiva da análise do discurso em Foucault (1996). O conjunto do material de pesquisa foi composto pelas produções científicas produzidas pelos Programas em Educação de Pós-Graduação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR): Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEE) e Programa de Pós-Graduação em Educação-Mestrado Acadêmico (PPGE). No escrutínio do material de pesquisa encontramos 284 (duzentas e oitenta e quatro) produções científicas nos dois programas, no período de 2010 a 2019. Destas, apenas 5 (cinco) dissertações, tinham como objeto de pesquisa o ensino de matemática nos anos iniciais. A análise mostrou que o maior problema do processo de ensino e de aprendizagem de matemática é o modo como as aulas são ministradas, muitas vezes descontextualizadas da vida real, sem significado e nada atrativas, o que acaba desinteressando os alunos e fazendo com que a matemática seja encarada como uma matéria difícil. Podemos concluir, mediante a pesquisa realizada, que como possibilidades para o processo de ensino e de aprendizagem da matemática, o uso de objetos manipuláveis, de situações concretas, de jogos e brincadeiras podem mediar e facilitar este processo, tornando-o mais significativo, prazeroso e fácil.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Dra. Giovana Alexandra Stevanato
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3855
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_SABRINA_MACHADO_DE_OLIVEIRA_PEDAGOGIA.pdfArquivo principal690,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.