Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3860
Título: Afetações e experimentações teatrais: cartografias artísticas no cotidiano de uma escola estadual em Porto Velho-RO
Autor(es): Costa, Thaís Thainara Oliveira da
Palavras-chave: Cotidiano escolar
Prática teatral
Partilha do sensível
Data do documento: 2022
Citação: COSTA, Thaís Thainara Oliveira da. Afetações e experimentações teatrais: cartografias artísticas no cotidiano de uma escola estadual em Porto Velho-RO. 2022. 35 f. Monografia (Graduação Licenciatura em Teatro) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) versa sobre a cartografia do cotidiano de uma professora de Arte da rede pública de educação básica do estado de Rondônia. Tem como problemática a cartografia das aulas de arte dos anos finais do ensino fundamental, que reverberou em modos outros de produções artísticas teatrais a partir de duas linguagens distintas: o teatro de objetos e o teatro Dadá. Os objetivos se construíram ao longo das experimentações teatrais no contexto de retorno das atividades presenciais durante a pandemia de COVID-19. Para desenvolver os objetivos, nos apoiamos em autoras e autores que conjugam as suas investigações no campo epistemológico de educação e artes nas filosofias da diferença, como: Rolnik (2011), para discutir a cartografia como um anti-método de pesquisa que se faz e se desfaz enquanto se cria, produz, e...e...e...[...]; Gallo (2003) e Negri (2001), que provocam problematizações acerca do professor profeta e professor militante, que atravessam o nosso cotidiano de aulas de arte e as pesquisas artísticas; e Rancière (2009), nos atravessando com a partilha do sensível nas experiências de teatro Dadá. Nesse sentido, o cotidiano escolar pós ensino remoto e com a pandemia ainda em curso, nos atravessou com outras problemáticas emergentes que fizeram um sobrevoo nas aulas e na escrita, reverberando a fragilidade das relações, partilha e afetos nas aulas de teatro no contexto de pandemia.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3860
Aparece nas coleções:Teatro (TCC's)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia.pdf13,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.