Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3862
Título: O estado do conhecimento sobre educação especial no Brasil no período 2015-2019: ênfases e lacunas na educação básica.
Autor(es): Silva, Letícia Santos
Palavras-chave: Política de Educação especial
Educação básica
Produção nacional
Data do documento: Dez-2020
Citação: SILVA, L. S. O estado do conhecimento sobre educação especial no Brasil no período 2015-2019: ênfases e lacunas na educação básica. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciada em Educação no Campo, sob a orientação da professora Dra. Flávia Pansini.
Resumo: Nessa pesquisa analisou-se a produção nacional sobre Educação Especial na Educação Básica brasileira. Para isso, elencou-se como objetivos específicos: a) levantar os artigos científicos em periódicos nacionais sobre educação especial na Educação Básica, publicados entre 2015 e 2019; b) discutir as ênfases e as lacunas nos artigos científicos no período estudado e; c) relacionar os resultados as políticas educacionais para a inclusão escolar vigentes no país. Trata-se de uma pesquisa do tipo Estado do Conhecimento. Os artigos foram levantados no portal de periódicos da Capes a partir dos descritores “Educação Básica, Educação Especial e Brasil”. Como resultado, analisou-se 71 artigos, a maioria de periódicos localizados nas Regiões Sudeste e Sul. No geral, os estudos enfatizaram elementos que carecem de reflexão, a exemplo do próprio conceito de educação especial e de educação inclusiva. Também apontaram que apesar do aumento das matrículas e do avanço no ordenamento jurídico sobre o acesso a escola, na prática, a política de educação especial se mostra frágil, não dando conta de superar os problemas que afligem a escolarização dos estudantes público alvo da Educação Especial.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciada em Educação no Campo, sob a orientação da professora Dra. Flávia Pansini.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3862
Aparece nas coleções:Educação do Campo (Artigos)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.