Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3862
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Letícia Santos-
dc.date.accessioned2022-09-16T19:21:17Z-
dc.date.available2022-09-16T19:21:17Z-
dc.date.issued2020-12-
dc.identifier.citationSILVA, L. S. O estado do conhecimento sobre educação especial no Brasil no período 2015-2019: ênfases e lacunas na educação básica. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciada em Educação no Campo, sob a orientação da professora Dra. Flávia Pansini.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3862-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciada em Educação no Campo, sob a orientação da professora Dra. Flávia Pansini.pt_BR
dc.description.abstractNessa pesquisa analisou-se a produção nacional sobre Educação Especial na Educação Básica brasileira. Para isso, elencou-se como objetivos específicos: a) levantar os artigos científicos em periódicos nacionais sobre educação especial na Educação Básica, publicados entre 2015 e 2019; b) discutir as ênfases e as lacunas nos artigos científicos no período estudado e; c) relacionar os resultados as políticas educacionais para a inclusão escolar vigentes no país. Trata-se de uma pesquisa do tipo Estado do Conhecimento. Os artigos foram levantados no portal de periódicos da Capes a partir dos descritores “Educação Básica, Educação Especial e Brasil”. Como resultado, analisou-se 71 artigos, a maioria de periódicos localizados nas Regiões Sudeste e Sul. No geral, os estudos enfatizaram elementos que carecem de reflexão, a exemplo do próprio conceito de educação especial e de educação inclusiva. Também apontaram que apesar do aumento das matrículas e do avanço no ordenamento jurídico sobre o acesso a escola, na prática, a política de educação especial se mostra frágil, não dando conta de superar os problemas que afligem a escolarização dos estudantes público alvo da Educação Especial.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Patricia Voigt (patricia.regina@unir.br) on 2022-04-05T15:27:52Z No. of bitstreams: 1 O estado do conhecimento sobre educação especial no Brasil no período 2015-2019 ênfases e lacunas na educação básica.pdf: 447550 bytes, checksum: 5cd7117bf6c88fc89f9d9934ee37038b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Patricia Voigt (patricia.regina@unir.br) on 2022-07-13T23:21:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 O estado do conhecimento sobre educação especial no Brasil no período 2015-2019 ênfases e lacunas na educação básica.pdf: 447550 bytes, checksum: 5cd7117bf6c88fc89f9d9934ee37038b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Nagila Chaves (nagilanerval@unir.br) on 2022-09-16T19:21:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 O estado do conhecimento sobre educação especial no Brasil no período 2015-2019 ênfases e lacunas na educação básica.pdf: 447550 bytes, checksum: 5cd7117bf6c88fc89f9d9934ee37038b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-16T19:21:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O estado do conhecimento sobre educação especial no Brasil no período 2015-2019 ênfases e lacunas na educação básica.pdf: 447550 bytes, checksum: 5cd7117bf6c88fc89f9d9934ee37038b (MD5) Previous issue date: 2020-12en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPolítica de Educação especialpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectProdução nacionalpt_BR
dc.titleO estado do conhecimento sobre educação especial no Brasil no período 2015-2019: ênfases e lacunas na educação básica.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Educação do Campo (Artigos)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.