Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3864
Título: Percepções de idosos sobre mudanças no nível de atividade física e na capacidade funcional diante do contexto de pandemia de Covid-19
Autor(es): Almeida, Jaaziel de Souza
Palavras-chave: Educação física
Idosos
Covid-19
Data do documento: 2021
Citação: ALMEIDA, Jaaziel de Souza. Percepções de idosos sobre mudanças no nível de atividade física e na capacidade funcional diante do contexto de pandemia de Covid-19. 2021. 24 f. Monografia (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: Em virtude da restrição social consequente do momento pandêmico, muitos idosos que tinham uma vida ativa e, com a pandemia, se viram obrigados a permanecer em casa, consequentemente se tornando menos ativos. A diminuição provável da capacidade funcional é fator que influencia como essa população vivencia seu dia a dia e convive na sociedade. Nesse contexto, avaliar o grau de independência do sujeito idoso é fundamental. Considerando os possíveis impactos da pandemia de COVID-19 na saúde dos idosos, o presente estudo tem como objetivo investigar a percepção de idosos sobre mudanças na capacidade física, funcional e no nível de atividade física em decorrência um ano de medidas de distanciamento social. Foi realizado um estudo de características descritiva, transversal e natureza quantitativa. Na presente pesquisa foram obtidas informações sobre 45 pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. O recrutamento aconteceu através de convites via redes sociais (Facebook, Whatsapp, Instagram) e também por correio eletrônico (e-mail). Os dados foram coletados através de formulário eletrônico utilizando plataforma GoogleForms. Diante das análises observa-se que a pandemia ocasionou em uma exponencial queda nos níveis de atividade física da população idosa, e houve a diminuição nas capacidades funcionais. Os resultados principais foram 89% para a resposta “sim, estão menos ativos” para os níveis de atividade física, e 82% relatam piora em pelo menos 1 capacidade física.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3864
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia.pdf807,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.