Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3879
Título: Saberes tradicionais: A história de uma benzedeira e sua comunidade no distrito de Filadélfia, município de Alta Floresta D’Oeste
Autor(es): Santos, Eliane Silva
Palavras-chave: Benzimento
Benzedeiras
Etnobotânica
Saberes tradicionais
Data do documento: 2022
Citação: SANTOS, E. S. Saberes tradicionais: A história de uma benzedeira e sua comunidade no distrito de Filadélfia, município de Alta Floresta D’Oeste. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciada em Educação no Campo, sob a orientação da professora Dra. Kachia Hedeny Téchio.
Resumo: A prática do benzimento possui uma forte identidade cultural e valor tradicional, tendo estreita ligação com fé. As benzedeiras atendem as comunidades através de seus saberes que perpassam gerações, abarcando rituais de oração, o uso de plantas e ervas medicinais etc., na cura de males e doenças, sendo útil até mesmo como apoio à saúde pública ao fugir da lógica hospitalocêntrica. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo analisar o papel da benzedeira em uma comunidade no município de Alta Floresta d’Oeste /RO, Distrito de Filadélfia, a partir de suas vivências. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica e na sequência uma pesquisa de campo, qualitativa e descritiva, através de técnicas etnográficas e entrevistas. Os resultados da pesquisa mostraram que a prática do benzimento confere segurança àqueles que foram desacreditados pela medicina e/ou aos que fogem à engrenagem da cadeia farmacêutica, preferindo alcançar a cura pela fé e pelas práticas naturais. Verificou-se forte associação com a fé católica, e que os saberes botânicos e ritualísticos são repassados por gerações aos que foram abençoados com o dom do benzimento. Apesar dos preconceitos, a força do tradicionalismo e da fé são motivadores que alicerçam a prática do benzimento na cultura e reforça seu valor.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciada em Educação no Campo, sob a orientação da professora Dra. Kachia Hedeny Téchio.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3879
Aparece nas coleções:Educação do Campo (Artigos)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.