Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3886
Título: Trajetória da luta pela terra e permanência da educação básica no campo no assentamento Padre Ezequiel Ramim, Mirante da Serra – RO, entre 1997 e 2015.
Autor(es): Costa, Zélia Da Conceição
Palavras-chave: Terra
Fechamento de Escolas
Campo
Data do documento: 2022
Citação: COSTA, Z. C. Trajetória da luta pela terra e permanência da educação básica no campo no assentamento Padre Ezequiel Ramim, Mirante da Serra – RO, entre 1997 e 2015. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciada em Educação do Campo, sob a orientação da professora Dra. Rosilene Komarcheski.
Resumo: Este presente trabalho de pesquisa, propõe-se pensar em termos de três concepções centrais, que são: a relação luta pela terra e luta pela educação; a relação MST e luta pela educação do campo; e o fechamento de escolas do/no campo. Traz como registro o fechamento das escolas Rui Barbosa, no assentamento Padre Ezequiel Ramim, localizado na Linha 81, Rodovia 470, Município de Mirante da Serra, estado de Rondônia. Com objetivos de investigar os motivos que levaram ao fechamento das três escolas que existiam no local. Teve seu funcionamento entre os anos de 1997 a 2015. Nesse processo de luta e resistência, as famílias acampadas tinham como meta garantir a permanência das crianças na escola, nas atividades educativas e na interação com o processo da luta Segundo Caldart (2002), o trajeto da educação do campo no Brasil tem sido confrontado pela inexistência de políticas públicas que possam suprir as reais necessidades dos trabalhadores e trabalhadoras do campo, não se considera o povo do campo como sujeito da política, da cultura, da pedagogia e como sujeitos de sua própria história. O grande número de escolas no campo que tem sido fechada nos últimos anos no estado demanda a realização de mais pesquisas que possam subsidiar não apenas a compreensão do fenômeno como, principalmente, a própria luta em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade no campo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciada em Educação do Campo, sob a orientação da professora Dra. Rosilene Komarcheski.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3886
Aparece nas coleções:Educação do Campo (Artigos)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.