Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3888
Título: Hidrogeomorfometria da microbacia Rio Azul, Amazônia Ocidental, Brasil.
Autor(es): Anjos, Sídna Primo dos Anjos
Palavras-chave: Geotecnologias
Características geométricas
Recursos hídricos
Topografia
Data do documento: 2021
Citação: ANJOS, S. P. Hidrogeomorfometria da microbacia Rio Azul, Amazônia Ocidental, Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Grau de Bacharel em Engenharia Florestal, sob a orientação do Professor Dr. Eduardo Cândido Franco Rosell.
Resumo: O objetivo do trabalho foi realizar a caracterização morfométrica e analisar a dinâmica de cobertura da microbacia Rio Azul. Foram analisadas as características geométricas, de relevo e drenagem, utilizando imagens do satélite ALOS, produto RTC com resolução espacial de 12,5 m, software QGIS e Google Earth Pro. A microbacia tem área de 407,55 km2, perímetro de 11,54 km, formato alongado, baixa suscetibilidade a enchentes em condições normais de precipitação, altitude média de 230 m, relevo plano a ondulado (predominante), padrão de drenagem dendrítico de 5ª ordem, baixas densidades (hidrográfica, drenagem e nascentes), canal principal sinuoso, baixa eficiência de manutenção e tempo de concentração elevado. Nas regiões com relevos inclinados e encostas longas, recomenda-se a adoção de práticas integradas de manejo (mecânicas, vegetativas e edáficas), e a manutenção das áreas de matas ciliares nos recursos hídricos de toda a microbacia, para a conservação simultânea do solo e da água. A cabeceira da microbacia é essencial para manutenção do fluxo hídrico ao longo do ano, e considerada como área prioritária para implantação de projetos de recuperação de áreas degradada.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Grau de Bacharel em Engenharia Florestal, sob a orientação do Professor Dr. Eduardo Cândido Franco Rosell.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3888
Aparece nas coleções:Engenharia Florestal (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Hidrogeomorfometria da microbacia Rio Azul, Amazônia Ocidental, Brasil..pdf23,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.