Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3889
Título: Elaboração de plano de recuperação de área degradada (PRAD) para a área de depósito de resíduos sólidos urbanos.
Autor(es): Siqueira, Aline da Silva
Palavras-chave: Recuperação de ecossistemas degradados
Amazônia
Lixão a céu aberto
Serviços ecossistêmicos da floresta
Data do documento: 2020
Citação: SIQUEIRA, A. S. Elaboração de plano de recuperação de área degradada (PRAD) para a área de depósito de resíduos sólidos urbanos. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do título de Bacharela em Engenharia Florestal, sob a orientação da Professora Dra. Kenia Michele de Quadros Tronco.
Resumo: RESUMO Problemas envolvendo depósitos de resíduos sólidos urbanos (RSU) a céu aberto sempre estiveram presentes em nosso país. Em Rolim de Moura, o depósito de RSU encontra-se com suas atividades encerradas desde o ano de 2015, no entanto são necessárias algumas etapas para elaboração de uma metodologia de reabilitação ambiental eficiente. Portanto, os objetivos deste estudo foram elaborar as principais etapas de um Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD); caracterizar físico- quimicamente a água e quimicamente o solo do local; levantar o histórico da utilização da área e propor medidas de mitigação do passivo em questão. Por meio de normativas, trabalhos já desenvolvidos em relação a essa temática, literatura, entrevistas e coleta e análise de água e solo do local, análise essas que foram realizadas no Laboratório de Recuperação de Ecossistemas e Produção Florestal e no laboratório de Solos respectivamente, na Universidade Federal de Rondônia Campus Rolim de Moura – RO. Após levantamento do histórico da área que foi obtido por meio de entrevistas online compiladas em documento digital com o gestor ambiental da Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMMADU) e com o Engenheiro Florestal da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM) ERGA Rolim de Moura, fez-se a caracterização regional e local quanto ao clima, geologia, hidrologia e vegetação. Todos os parâmetros avaliados na caracterização físico-química da água estavam dentro dos intervalos estabelecidos pela resolução CONAMA 357/2005 para água de reuso. Quanto às características químicas do solo constatou-se bons atributos de fertilidade, estando o local apto a revegetação, inclusive com adequado teor de matéria orgânica. Para a proposta de adequação ambiental e recuperação com espécies florestais, a área foi dividida em três setores, de acordo com gradiente de resiliência e proximidade a fragmentos florestais adjacentes, propondo em cada área metodologias diferentes de recuperação: Área 1A-adensamento e semeadura direta; 1B-nucleação e linha de plantio; área 2-plantio convencional. Como resultado da pesquisa, obteve-se um documento que apresenta as principais atividades a serem desenvolvidas na área do antigo depósito de RSU, para que problemas advindos da deposição de resíduos sejam corrigidos, com intuito de cessar o dano ambiental.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do título de Bacharela em Engenharia Florestal, sob a orientação da Professora Dra. Kenia Michele de Quadros Tronco.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3889
Aparece nas coleções:Engenharia Florestal (Monografias)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.