Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3892
Título: Biomassa e carbono em áreas de manejo florestal na Amazônia Sul Ocidental.
Autor(es): Lima, Ariane Cristine Rebelo
Palavras-chave: Dinâmica
Manejo florestal sustentável
Unidades de conservação
Gestão e políticas de conservação
Data do documento: 2020
Citação: LIMA, A. C. R. Biomassa e carbono em áreas de manejo florestal na Amazônia Sul Ocidental. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do título de Bacharela em Engenharia Florestal, sob a orientação da Profª. Dr.ª Marta Silvana Volpato Sccoti.
Resumo: A biomassa e o carbono estocado nas florestas tropicais passaram a ser foco de muitos estudos na Amazônia, em escala nacional e internacional. Essas florestas possuem grande importância na regulação climática do planeta e por isso se busca obter estimativas mais próximo ao real quanto aos seus estoques e dinâmica, considerando que para se ter precisão dessas informações há a necessidade de remoção das árvores que a compõem. Com ênfase nas áreas submetidas a concessão da Amazônia Sul Ocidental, são poucos os estudos que corroboram no entendimento do comportamento ecológico desse ecossistema que poderiam mediar ações para o manejo florestal sustentável e para políticas de controle do clima. Desta maneira, o objetivo deste trabalho foi caracterizar e avaliar a dinâmica da biomassa e do carbono em área de manejo florestal na Amazônia Sul Ocidental. O estudo foi realizado em cinco parcelas permanentes da Unidade de Produção Anual 02, na Unidade de Manejo Florestal III, na Floresta Nacional do Jamari-RO. Utilizou-se dados de inventários florestais de 2013, 2015 e 2018. Os estoques de biomassa e carbono acima do solo foram estimados a partir de equações alométricas de simples entrada ajustadas para a porção Sul Ocidental da Amazônia. Foi gerado o Incremento Periódico Anual para o período de 2013 a 2015 e de 2015 a 2018 por espécie. A composição florística se mostrou diversificada. As primeiras classes diamétricas acumularam o maior estoque médio de densidade por hectare, enquanto que o intervalo de 50-60 cm apresentaram o maior estoque de biomassa e, consequentemente, carbono nos três anos avaliados. O estoque total de densidade, biomassa e de carbono se mostrou crescente após a exploração florestal, indicando que a floresta acumulou biomassa. As espécies que mais contribuem para o acúmulo de biomassa e carbono foram Tachigali spp. e Protium robustum. A extração ilegal afetou os processos de acúmulo de biomassa e carbono na UPA, sendo um fator negativo para o equilíbrio dinâmico do sequestro de carbono nas florestas naturais. Os ganhos e as perdas de biomassa e carbono estão diretamente ligados às práticas de manejo adotadas, situações de extração ilegal de madeira na área devem ser evitada afim de não comprometer os serviços ambientais prestado pelas florestas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do título de Bacharela em Engenharia Florestal, sob a orientação da Profª. Dr.ª Marta Silvana Volpato Sccoti.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3892
Aparece nas coleções:Engenharia Florestal (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Biomassa e carbono em áreas de manejo florestal na Amazônia Sul Ocidental..pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.