Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3901
Título: Uma proposta de ensino de eletricidade e magnetismo com utilização de aparato experimental para a aprendizagem no ensino médio integral
Autor(es): Andrade, Lilian Noiman de
Palavras-chave: Produto educacional
Física
Ensino médio
Experimentos
Eletricidade
Magnetismo
Data do documento: 2022
Citação: ANDRADE, Lilian Noiman de. Uma proposta de ensino de eletricidade e magnetismo com utilização de aparato experimental para a aprendizagem no ensino médio integral. 125 f. 2022. Dissertação (Mestrado) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2022.
Resumo: Com a evolução da ciência, um dos principais desafios que o professor de Física enfrenta ao tentar aprimorar suas aulas, com novas abordagens no contexto escolar, diz respeito à infraestrutura necessária para implementá-las. Diante desse dilema, este trabalho se trata de uma proposta de ensino de eletricidade e magnetismo aliada ao uso de aparato experimental, visando sua aplicação nas Escolas de Tempo Integral. A proposta, contida no produto educacional Revista Experimental Gambiarra, consiste de tutoriais para a execução de quatro experimentos em sala de aula: Levitação Eletrostática, Jogo da Memória com Arduino, Helicóptero Elétrico e Eletroímã. Esses tutoriais englobam uma breve introdução com motivação, uma sugestão de abordagem em sala de aula, a descrição com fotos dos materiais utilizados, o procedimento para a construção dos experimentos e uma pequena conclusão enfatizando o fechamento da aula. A revista também contém dicas de como atrair o interesse dos estudantes para as aulas e outras orientações aos professores de forma a possibilitar uma aprendizagem mais eficaz. A Revista Experimental Gambiarra foi desenvolvida com base na teoria socioconstrutivista de Lev Semenovich Vygotsky aliada à Pedagogia do Bom Senso de Célestin Freinet, descritos brevemente neste trabalho, que contempla, também, boa parte da física envolvida nos quatro experimentos. Relatamos, de maneira breve, como foi criada e como funciona o modelo da Escola Novo tempo. Durante a aplicação do produto educacional, ocorrido na Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Josino Brito, em Cacoal/RO, destacamos a confecção pela professora dos quatro experimentos do produto educacional. Esses experimentos foram reproduzidos pelos estudantes, o que viabilizou uma aula contextualizada, atrativa e estimulante, onde eles puderam ocupar uma posição menos passiva e mais dinâmica, protagonizando suas aprendizagens. O produto educacional foi idealizado na tentativa de despertar o interesse dos estudantes inovando as aulas expositivas tradicionais, de forma a inserir os estudantes na construção do conhecimento através de experimentos. Houve uma boa aceitação, por parte dos estudantes, dos experimentos do produto educacional realizados em sala de aula, fato averiguado a partir dos questionários respondidos pelos discentes.
Descrição: Dissertação apresentada ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Polo do Campus de Ji-Paraná, da Universidade Federal de Rondônia, como parte dos quesitos necessários para a obtenção do Título de Mestre em Ensino de Física, sob orientação do Prof. Dr. Marco Polo Moreno de Souza
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3901
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo Ji-Paraná (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_LILIAN_NOIMAM_DE_ANDRADE.pdfDissertação23,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.