Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3902
Título: Da Criação ao encerramento do curso de magistério em Presidente MédiciRO (1981-2001):: uma história da formação de professores para o ensino de matemática nos primeiros anos de escolarização básica
Autor(es): Pedroso, Elianai Rodrigues Lima
Palavras-chave: História da Educação Matemática
Formação
Professor Primário
História Oral
Data do documento: 2022
Citação: PEDROSO, Elianai Rodrigues Lima. Da Criação ao encerramento do curso de magistério em Presidente Médici-RO (1981-2001):: uma história da formação de professores para o ensino de matemática nos primeiros anos de escolarização básica. 135 f. 2022. Dissertação (Mestrado) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Programa de Pós Graduação em Educação Matemática, 2022.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo construir uma história acerca do Curso de Magistério, na cidade de Presidente Médici-RO, com um olhar específico sobre a formação para ensinar matemática nos primeiros anos da escolarização básica. Trata-se de uma pesquisa realizada no campo da História da Educação Matemática sob a abordagem metodológica da História Oral, buscando compreender a formação para o ensino de matemática a partir de narrativas de quem vivenciou esse processo. Para sua construção, foram realizadas entrevistas e mobilizados também outros instrumentos de coleta e análise de dados, tais como documentos escritos, cadernos escolares e fotografias. O recorte temporal (1981-2001) compreende o tempo em que a formação funcionou no município. No tocante à base teórica, embasamo-nos em Bloch (2001) e Le Goff (2003) para fundamentar a escrita da historiografia, Garnica (2004), Cury (2011) e Meihy e Holanda (2019) para a compreensão da história oral, e em Garnica e Souza (2012) para entender a História da Educação Matemática; para a história local, tom amos como base Lima (1993) e Moreira (2004). A metodologia adotada buscou responder a seguinte questão: de que maneira se constituíram historicamente as trajetórias do Curso de Magistério em Presidente Médici-RO, mais especificamente com relação à formação para ensinar matemática nos primeiros anos da escolarização básica? As narrativas expressam de forma contundente que os conhecimentos adquiridos durante o Curso de Magistério repercutiram/repercutem nas práticas docentes dos egressos, indicando, ainda, o impacto do curso em suas formações profissionais e pessoais. Além disso, revelam uma formação para ensinar matemática baseada na ludicidade e em materiais concretos.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – PPGEM, da Universidade Federal Rondônia – UNIR, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Matemática. Sob a orientação do Prof. Dr. Marlos Gomes de Albuquerque.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3902
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Elianai_Pedroso.pdfDissertação4,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.