Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3903
Título: Um estudo sobre atitudes em relação à matemática de alunos em transição de etapas de educação básica de uma escola estadual em Ji-Paraná - RO
Autor(es): Correa, Flavia Andrade
Palavras-chave: Atitudes
Matemática
Transição de etapas
Educação Básica
Data do documento: 2022
Citação: CORREA, Flavia Andrade. Um estudo sobre atitudes em relação à matemática de alunos em transição de etapas de educação básica de uma escola estadual em Ji-Paraná - RO. 117 f. 2022. Dissertação (Mestrado) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Programa de Pós Graduação em Educação Matemática, 2022.
Resumo: Para a presente pesquisa definiu-se a seguinte questão: Quais as causas da origem de atitudes negativas com relação à matemática percebidas em estudantes na transição de etapas da Educação Básica? No intuito de responder à questão proposta, teve como objetivo compreender a percepção de alunos referente ao processo de ensino e aprendizagem de matemática associada a atitudes negativas com relação à disciplina em uma escola pública no município de Ji-Paraná-RO. A pesquisa foi configurada por uma abordagem de métodos mistos, que combina procedimentos das pesquisas quantitativa e qualitativa, no intuito de explorar, de maneira detalhada, as informações. Os pesquisados foram 12 alunos, sendo três de cada ano (5º, 6º e 9º ano EF e 1º ano EM), escolhidos entre os que apresentaram os menores níveis de atitudes positivas ao responderem a escala de atitudes referentes à matemática, aplicada na primeira etapa da pesquisa. O registro das informações foi organizado nas seguintes etapas: aplicação de uma escala de atitudes com relação à matemática; entrevista com os 12 alunos selecionados, por meio da pontuação obtida na escala de atitudes; e análise do desempenho em matemática dos alunos entrevistados. Quanto aos procedimentos de análise dos dados, foi considerada para organização, tratamento e análise quantitativa (escala de atitudes) dos dados a aplicação de técnicas da análise estatística de dados, sendo utilizado os softwares R e Excel para sua execução. A análise dos dados qualitativos (entrevistas) foi efetivada por meio da análise descritiva das falas dos entrevistados, assim como a articulação entre os dados coletados a partir dos demais instrumentos utilizados na presente pesquisa. Nos resultados encontrados, nota-se que no 5º ano do Ensino Fundamental foram evidenciadas as atitudes mais positivas relacionadas à matemática, sendo que resultados semelhantes foram obtidos em estudos na área, como, por exemplo, os de Brito (1996), que descreve a presença de atitudes positivas nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Entre os anos pesquisados, os maiores índices de atitudes negativas com relação à matemática foram percebidos no 1º ano do Ensino Médio. No que se refere às causas do desenvolvimento de atitudes negativas com relação à matemática, foram constatados diversos apontamentos no sentido de indicar fatores que, na perspectiva dos alunos, contribuem para a falta de apreço pela disciplina. Ao refletir sobre a associação entre autopercepção de desempenho e desempenho em Matemática, no que diz respeito ao período de escolarização dos participantes, percebe-se que a maioria destes enfatizam sua autopercepção de desempenho convergente com o mau desempenho na disciplina. Deste modo, espera-se que a presente pesquisa possa contribuir para a compreensão dos aspectos envolvidos no desenvolvimento das atitudes negativas relacionadas à matemática, pois sabe-se que essas atitudes podem influenciar no desempenho do aluno e, consequentemente, propiciar sua inserção em contextos de insucesso escolar.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – PPGEM, da Fundação Universidade Federal de Rondônia, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação Matemática. Sob a orientação do Prof. Dr. Nerio Aparecido Cardoso.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3903
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Flavia_Andrade_Correa.pdfDissertação921,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.