Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3913
Título: A lavratura do termo circunstanciado de ocorrência pela polícia militar do estado de Rondônia como ferramenta garantidora de direitos e garantias constitucionais
Autor(es): Sousa, Adlon Claudio da Silva
Palavras-chave: Termo circunstanciado
Polícia militar
Acesso à justiça
Política de segurança pública
Data do documento: 6-Ago-2022
Resumo: O Termo Circunstanciado de Ocorrência, com previsão legal na Lei Federal nº 9.099, de 26 de setembro de 1995, é um procedimento pautado nos princípios da celeridade e simplicidade, que deve ser lavrado sempre que a autoridade policial se deparar com infrações de menor potencial ofensivo, ou seja, infrações penais cuja pena máxima cominada não seja superior a 2 (dois) anos. Anos após a publicação da referida Lei, alguns Estados Federados regulamentaram a lavratura do procedimento em questão pelas Polícias Militares, o que gerou significativo debate sobre qual seria, de fato, o conceito de autoridade policial previsto na supracitada Lei e se a Polícia Militar seria mesmo competente para lavrar tal procedimento ou se a competência seria exclusiva dos Delegados de Polícia. Porém, quanto a esse debate, o Supremo Tribunal Federal pacificou a celeuma após o julgamento de diversas Ações Diretas de Inconstitucionalidades, as quais levaram a Corte Suprema a alegar que os Policiais Militares são efetivamente competentes para lavrar tal procedimento. Nesse contexto, o presente trabalho tem como escopo analisar a Lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência como ferramenta garantidora de direitos constitucionais, bem como verificar se essa ferramenta legal foi uma assertiva de Política de Segurança Pública. Fora realizado abordagem aos princípios constitucionais, tais como, liberdade de locomoção, acesso à justiça e celeridade processual e pesquisa documental no no âmbito da Polícia Militar do Estado de Rondônia e da Polícia Civil do Estado de Rondônia que buscou informações quanto a lavratura do Termo Circunstanciado pela PMRO e o seu reflexo em ambas as instituições.
Descrição: Monografia apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia – Campus de Cacoal, como requisito parcial da avaliação da disciplina de Monografia II, sob a orientação do Professor Me. Felipe José Minervino Pacheco.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3913
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adlon_Claudio_da_Silva_Sousa.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador