Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3926
Título: Reflexões acerca da pluralidade dos modelos de família e seus efeitos no direito pátrio
Autor(es): Souza, Gessica Tamila Dias de
Palavras-chave: Família
Pluralismo
Reconhecimento familiar
Estatuto das Famílias
Data do documento: 10-Ago-2022
Resumo: A presente monografia objetiva abordar o pluralismo familiar como realidade na sociedade brasileira e, a partir disso, as modificações ocorridas no campo jurídico. Junto aos avanços sociais houve também o progresso na legislação, assim como nos tribunais, do reconhecimento de entidades familiares implícitas à Constituição de 1988. O conceito de família mudou, ampliou, passou a reconhecer grupos formados em razão do afeto, da convivência com o intuito de formar família. O ordenamento jurídico pátrio acompanhando essas mudanças, portanto como base fundante o princípio da dignidade humana, adjunto o da pluralidade familiar, tem reconhecido núcleos familiar constituídos livremente. Com isso, tendo o reconhecimento como entidade familiar, estes sujeitos estão assegurados de direitos e deveres que anteriormente só os possuíam as famílias tradicionais, matrimoniais, fundada no casamento. O pluralismo familiar garante a existência de famílias formadas por indivíduos unidos pelo vínculo afetivo, tendo este como fundamento, e não mais somente o matrimônio e/ou laço biológico. Consoante ao conteúdo exposto na presente monografia, essencialmente quanto ao princípio da pluralidade familiar, devidamente aplicado jurisprudencialmente, admite-se entidades familiares antes ignoradas. A família é parte importante da constituição social, necessitando de todo aparato de proteção, pois é no meio familiar que se molda os indivíduos que conviveram coletivamente, sendo assim necessitam de atenção e proteção do Estado. Logo, se faz importante a discussão acerca da criação de um “Estatuto da Família”, uma lei própria que reúna em um só ordenamento todas as disposições sobre o Direito de Família, sem retrocessos, respeitados os avanços feitos pela CF/88.
Descrição: Monografia apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Prof. Francisco Gonçalves Quiles – Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Direito, elaborada sob a orientação do Professor Dr. Bernardo Schmidt T. Penna
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3926
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gessica_Tamila_Dias_de_Souza.pdf330,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador