Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/393
Título: Sociedade brasileira no século XXi: reflexões Jus filosóficas acerca da ética
Autor(es): Silva, Ronaldo Paranha da
Palavras-chave: Direito
Sociologia
Filosofia
Ética
Sociedade brasileira
Data do documento: 2-Jul-2015
Citação: SILVA, Ronaldo Paranha da. Sociedade brasileira no século XXi: reflexões Jus filosóficas acerca da ética. 2015. 63 f. Monografia (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Resumo: Em linhas gerais, o presente trabalho analisa a sociedade brasileira contemporânea traçando uma anamnese quanto aos preceitos éticos e morais, definidores do comportamento social e a observância à norma jurídica imperativa. Traz a discussão sobre a interação “harmoniosa” dos indivíduos, que compõe uma determinada sociedade passando pelos princípios éticos e moral social. Abstratos são estes preceitos que tendem a delimitar os processos congruentes, inerentes do convívio social, reguladores e “capaz” de manter a harmonia social. Observa-se que considerando a complexidade no agrupamento social, ao despir-se de conceitos arraigados ao longo do tempo, ainda que seja bom observador encontram-se, obstáculos para diagnosticar os preceitos éticos de uma sociedade contemporânea. Busca-se entender, mesmo que em uma fração milimétrica, os preceitos que norteiam a sociedade em comento. O presente trabalho de conclusão de curso limita-se a trazer à discussão os diversos aspectos; éticos e moral social e normativa legal da sociedade brasileira, frenética no século XXI, nomeada por muitos estudiosos como uma sociedade da geração “y” devido às mudanças tecnológicas em escala global, inerente ao tempo de modernidade, onde a perfeição apresenta-se e esvai corriqueiramente da mesma forma. Discussões; pertinentes ao direito à sociedade e comportamento ético moral, é o que ensejou a elaboração do trabalho. A metodologia utilizada; zetética empírica pura, método indutivo e método dedutivo.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de direito da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR - Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles - Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Direito, elaborada sob a orientação do Prof. Me. Bruno Milenkovich Caixeiro
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/393
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA 2015.pdf669,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador