Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3930
Título: A obsolescência programada e suas implicações legais
Autor(es): Pastore, Marcia Eduarda
Palavras-chave: Obsolescência programada
Responsabilidade civil
Consumismo
Data do documento: 7-Set-2022
Resumo: Este trabalho apresentou e desenvolveu um estudo acerca da obsolescência programa, sua origem, classificação e conceituação, bem como uma análise desse instituto frente à legislação brasileira, mais especificamente no que concerne à Constituição Federal de 1988, o Código Civil de 2002 e o Código de Defesa do Consumidor. Ainda, verificou-se a possibilidade de responsabilização civil dos fabricantes que se utilizam dessa prática e como os Tribunais do país já se posicionaram sobre o tema. A obsolescência programada configura-se como a redução do tempo de uso de um produto em decorrência da utilização de táticas que intencionalmente diminuem sua vida útil por seu fabricante. Comparando-se essa prática com a legislação brasileira, vê-se que ela viola inúmeros dispositivos normativos e, em função disso, os fabricantes que fazem uso da obsolescência programada podem ser responsabilizados objetivamente em virtude de infringirem as normas e princípios do código de defesa do consumidor. Foi utilizado para a sua elaboração o método de pesquisa hipotético-dedutivo combinado com a pesquisa bibliográfica como procedimento técnico para a obtenção das informações.
Descrição: Monografia apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, campus Prof. Francisco Gonçalves Quiles – Cacoal/RO, como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Direito, sob a orientação do Professor Me. Gilson Tetsuo Miyakava.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3930
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcia_Eduarda_Pastore.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador