Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3946
Título: Uso dos precedentes e a equiparação da decisão judicial à lei
Autor(es): Heller, Renata Custódio dos Santos
Palavras-chave: Precedentes
Direito jurisprudencial
Código de processo civil
Acesso à justiça
Força normativa
Data do documento: 9-Ago-2022
Resumo: É notória a importância que o Código de Processo Civil, em sua reforma de 2015, deu aos precedentes, elevando-os ao patamar de vinculatividade. Isto posto, questiona-se a força dada a este sistema, quando de sua aplicação na fundamentação de uma decisão, aliada ao afastamento do texto legal. Por meio de análises legais e doutrinárias, bem como construção histórica dos sistemas civil law e common law, do acesso à justiça e a correlação entre o sistema de precedentes e o direito jurisprudencial, alcançou-se hipóteses de força normativa do precedente ser igual, inferior ou superior à da lei. Dentre estas, as duas últimas se mostraram insustentáveis do ponto de vista prático, de modo que o que se tem são dois embasamentos dotados de igual força persuasiva. A fim de que se chegasse à resposta da problemática, foi usado o método hipotético-dedutivo, com levantamento de hipóteses e posterior afastamento das inaplicáveis, aliado à dogmática jurídica e, ainda, à pesquisa bibliográfica.
Descrição: Monografia apresentada à Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus de Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Direito, sob a orientação do Professor M.e William Ricardo Grilli Gama.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3946
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renata_Custoio_dos_Santos_Heller.pdf562,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador