Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3948
Título: Salário-maternidade para indígenas menores de 16 anos: possibilidade à luz do direito transcultural
Autor(es): Silva, Ronivaldo Pinheiro da
Palavras-chave: Sálario-maternidade
Estado pluriétnico
Multiculturalismo
Direito à diferença
Adolescentes indígenas
Data do documento: 10-Ago-2022
Resumo: Considerando a identidade indígena e o pluralismo jurídico brasileiro, a presente pesquisa se delimita à análise da extensão do salário-maternidade para as adolescentes indígenas menores de 16 anos a partir de uma visão transcultural, como forma de garantir a efetivação dos direitos assegurados na Constituição Federal. O trabalho consiste no levantamento histórico, a partir da pesquisa bibliográfica e de legislações vigentes, com vistas a identificar as garantias positivadas na Constituição Federal, bem como estabelecidas em âmbito internacional, como a Convenção nº 169 da OIT, e sua possível aplicação ao caso de concessão do salário-maternidade às indígenas menores de 16 anos. Nesse sentido, o questionamento norteador da pesquisa é sobre a possibilidade de afastamento da legislação trabalhista, no que diz respeito à idade mínima de 16 anos para exercer atividades laborativas, e a aplicação dos direitos à alteridade conferido às populações tradicionais, de estabelecerem suas relações de acordo com seus costumes e tradições.
Descrição: Monografia apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus Prof. Francisco Gonçalves Quiles – Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Direito, sob a orientação da Professora Dra. Kaiomi de Souza Oliveira Cavalli.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3948
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ronivaldo_Pinheiro_da_Silva.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador