Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3951
Título: Física moderna e contemporânea no ensino médio a partir das limitações da física clássica
Autor(es): Normando, Carlos Alberto
Palavras-chave: Transposição Didática
Física Clássica
Física Moderna
Data do documento: 2022
Citação: NORMANDO, Carlos Alberto. Física moderna e contemporânea no ensino médio a partir das limitações da física clássica. 2022. 114 f. Dissertação (Mestrado) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2022.
Resumo: A proposta desta dissertação, é o desenvolvimento de um projeto de Proposta Didática extracurricular que atenda a necessidade do aluno do 3º ano do Ensino Médio, que já traz consigo conhecimento em física básica, sobre Relatividade, Termodinâmica e Ondas Eletromagnéticas. Aplicando como teoria da aprendizagem, o humanismo de Paulo Freire e a aprendizagem significativa de David Ausubel. O objetivo desta Proposta didática, é transportar para sala de aula do Ensino Médio, especificamente a evolução da física ao longo da história, utilizando fundamentos básicos da matemática e o conhecimento prévio do aluno relacionado aos temas citados acima, adquiridos ao estudar Física Clássica, nos tópicos relatividade de Galileu e Newton, termodinâmica e ondas eletromagnéticas apresentados respectivamente no primeiro e segundo ano do ensino médio. Que servirão como saber prévio no desenvolvimento da sua aprendizagem sobre a evolução histórica dos conceitos físicos. Esta restrição a matematização servirá como colaboração ao saber prévio do aluno, de acordo com Freire e a aprendizagem significativa de David Ausubel. A comparação da Física Clássica com a Física Moderna, nessas particularidades, trará ao aluno a percepção da evolução da Física, associando o novo conceito a subsunçores obtidos na regularidade de sua sala de aula. O que lhe dará uma visão diferente de assuntos que quando apresentados, parecem uma Física diferente, sem nenhuma ligação com a anterior. Não é propósito deste trabalho ensinar a Física do ensino superior, apenas estimular a latente curiosidade juvenil pelo fascinante mundo da ciência.
Descrição: Dissertação apresentada ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) através do Polo do Campus de Ji-Paraná, da Universidade Federal de Rondônia, como parte dos quesitos necessários para a obtenção do Título de Mestre em Ensino de Física, sob orientação do Prof. Dr. Ricardo de Sousa Costa.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3951
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo Ji-Paraná (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_CARLOS_ALBERTO_NORMANDO.pdfDissertação2,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.