Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3959
Título: | Processo de alfabetização intercultural dos Karo/Arara da Pay Gap de Ji-Paraná-RO |
Autor(es): | Lima, Deloise Ângela Amorim de |
Palavras-chave: | Educação Escolar Indígena Alfabetização Intercultural Saberes Indígenas Bilinguismo Práticas Pedagógicas |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | LIMA, Deloise Ângela Amorim de. Processo de alfabetização intercultural dos Karo/Arara da Pay Gap de Ji-Paraná-RO. 2022. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, 2022. |
Resumo: | A alfabetização tem sido objeto de estudo no âmbito da Educação Intercultural pela educação escolar indígena. Nesta perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi compreender as concepções de alfabetização intercultural no contexto indígena Karo/Arara, por meio de análise de cadernos de crianças indígenas de turmas de 1º a 3º ano do ensino fundamental I da Escola Indígena Estadual de Ensino Fundamental Pay Gap, localizada na Aldeia Pay Gap, na Terra Indígena Igarapé Lourdes, em Ji-Paraná, Rondônia. A pesquisa foi desenvolvida no período de agosto de 2021 a junho de 2022 na comunidade Pay Gap. Na ocasião, atuava como professora do Ensino Fundamental I e Médio pela Secretaria de Estado da Educação – Núcleo de Educação Indígena (SEDUC/NEEI) de Ji-Paraná, Rondônia. A metodologia adotada considerou a pesquisa bibliográfica, narrativa e documental. Os resultados apontam que as concepções de alfabetização intercultural entre os Karo/Arara se aproximam da mentalidade empirista. Nas atividades analisadas, geralmente em língua portuguesa, segunda língua do povo, verificamos influências das cartilhas com foco na repetição e memorização mecânica. Concluímos que é importante a própria comunidade Pay Gap discutir internamente e com outros atores como a Universidade Federal de Rondônia e a Secretaria de Estado da Educação se esta é a melhor forma de materializar a alfabetização considerando a relevância da cultura escrita no mundo atual. Entendemos as mudanças nas concepções sobre a alfabetização acontecem de modo gradativo e necessitam de continuidade de estudos para um melhor entendimento sobre o ingresso das populações originárias nas culturas do escrito. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências Humanas e Sociais da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob a orientação da Profª Drª Josélia Gomes Neves. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3959 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Deloise_Amorim.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 2,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.