Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3961
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Maria Lúcia de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-20T05:21:30Z | - |
dc.date.available | 2022-11-20T05:21:30Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Maria Lúcia de Souza. Docências negras em Ji-Paraná: o relato como contribuição à história da educação. 2022. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3961 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação da Profª Drª Josélia Gomes Neves. | pt_BR |
dc.description.abstract | Historicamente o conceito de inteligência nunca esteve ligado à figura da mulher negra e, por conseguinte, a problemática da situação escolar deste grupo permanece ignorada, pois há poucos trabalhos que abordam tal questão. Em Rondônia, especificamente no município de Ji-Paraná, há alguns estudos sobre gênero e raça, porém, quando se trata de pesquisas relacionadas à escolarização e profissionalização de mulheres negras, percebe-se que existe uma lacuna muito grande, considerando a contribuição que essas docentes têm/tiveram para a educação no Estado. Nesse sentido, o presente estudo procurou investigar a trajetória de três professoras negras que atuam/atuaram na rede pública de ensino em Ji-Paraná como contribuição à História da Educação. Para tal, fez-se um recorte da questão racial, a partir dos pressupostos teóricos de Davis (2016), Ribeiro (2017), Almeida (2020), dentre outros, e foi utilizado a pesquisa qualitativa, tendo por metodologia a História Oral em interface com a pesquisa narrativa. Os resultados apontaram que as docentes negras em suas trajetórias enfrentaram muitos obstáculos, sendo que os relacionados à questão de raça se sobressaem mais que a de gênero, evidenciando que as experiências de vida das mulheres negras não se dissociam das lutas interseccionalizadas de gênero e classe. A pesquisa também apontou situações de racismo e preconceito vivenciados por essas mulheres. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-11-20T05:19:50Z No. of bitstreams: 1 TCC_Maria_Lucia.pdf: 1159711 bytes, checksum: ccb6f17036e23e89f90c7a2e6a5dcaf5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-11-20T05:20:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Maria_Lucia.pdf: 1159711 bytes, checksum: ccb6f17036e23e89f90c7a2e6a5dcaf5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-11-20T05:20:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Maria_Lucia.pdf: 1159711 bytes, checksum: ccb6f17036e23e89f90c7a2e6a5dcaf5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-11-20T05:21:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Maria_Lucia.pdf: 1159711 bytes, checksum: ccb6f17036e23e89f90c7a2e6a5dcaf5 (MD5) Previous issue date: 2022 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Mulheres negras | pt_BR |
dc.subject | Escolarização | pt_BR |
dc.subject | Profissionalização | pt_BR |
dc.title | Docências negras em JI-Paraná: o relato como contribuição à história da educação | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Maria_Lucia.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.