Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3961
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Maria Lúcia de Souza-
dc.date.accessioned2022-11-20T05:21:30Z-
dc.date.available2022-11-20T05:21:30Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Lúcia de Souza. Docências negras em Ji-Paraná: o relato como contribuição à história da educação. 2022. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3961-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação da Profª Drª Josélia Gomes Neves.pt_BR
dc.description.abstractHistoricamente o conceito de inteligência nunca esteve ligado à figura da mulher negra e, por conseguinte, a problemática da situação escolar deste grupo permanece ignorada, pois há poucos trabalhos que abordam tal questão. Em Rondônia, especificamente no município de Ji-Paraná, há alguns estudos sobre gênero e raça, porém, quando se trata de pesquisas relacionadas à escolarização e profissionalização de mulheres negras, percebe-se que existe uma lacuna muito grande, considerando a contribuição que essas docentes têm/tiveram para a educação no Estado. Nesse sentido, o presente estudo procurou investigar a trajetória de três professoras negras que atuam/atuaram na rede pública de ensino em Ji-Paraná como contribuição à História da Educação. Para tal, fez-se um recorte da questão racial, a partir dos pressupostos teóricos de Davis (2016), Ribeiro (2017), Almeida (2020), dentre outros, e foi utilizado a pesquisa qualitativa, tendo por metodologia a História Oral em interface com a pesquisa narrativa. Os resultados apontaram que as docentes negras em suas trajetórias enfrentaram muitos obstáculos, sendo que os relacionados à questão de raça se sobressaem mais que a de gênero, evidenciando que as experiências de vida das mulheres negras não se dissociam das lutas interseccionalizadas de gênero e classe. A pesquisa também apontou situações de racismo e preconceito vivenciados por essas mulheres.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-11-20T05:19:50Z No. of bitstreams: 1 TCC_Maria_Lucia.pdf: 1159711 bytes, checksum: ccb6f17036e23e89f90c7a2e6a5dcaf5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-11-20T05:20:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Maria_Lucia.pdf: 1159711 bytes, checksum: ccb6f17036e23e89f90c7a2e6a5dcaf5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-11-20T05:20:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Maria_Lucia.pdf: 1159711 bytes, checksum: ccb6f17036e23e89f90c7a2e6a5dcaf5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-20T05:21:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Maria_Lucia.pdf: 1159711 bytes, checksum: ccb6f17036e23e89f90c7a2e6a5dcaf5 (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectProfissionalizaçãopt_BR
dc.titleDocências negras em JI-Paraná: o relato como contribuição à história da educaçãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Maria_Lucia.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.