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Título: A concepção do professor de matemática sobre a resolução de problemas: um olhar referente à Base Nacional Comum Curricular e sua relação com o Exame Nacional do Ensino Médio
Autor(es): Engelhardt, Priscila Miranda
Palavras-chave: Resolução de Problemas
Base Nacional Comum Curricular - BNCC
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
Matemática
Data do documento: 2022
Citação: ENGELHARDT, Priscila Miranda. A concepção do professor de matemática sobre a resolução de problemas: um olhar referente à Base Nacional Comum Curricular e sua relação com o Exame Nacional do Ensino Médio. 2022. 188 f. Dissertação (mestrado) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2022.
Resumo: Este estudo está vinculado à linha de pesquisa “Formação de Professores que ensinam Matemática” do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PPGEM), da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) campus Ji-Paraná, e tem por objetivo analisar as concepções dos professores de matemática do ensino médio sobre a Resolução de Problemas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua relação com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No ensino médio e também em todos os outros níveis de ensino da educação básica, a Resolução de Problemas Matemáticos está inserida nas competências e habilidades a serem desenvolvidas em todo o percurso escolar, isso é retratado na BNCC e no Enem. A BNCC orienta que o ensino ocorra de forma contextualizada e interdisciplinar, já o Enem apresenta em sua composição questões que buscam ser contextualizadas e interdisciplinares. Portanto, um ensino no desenvolvimento de um currículo de matemática em rede que leva em conta a perspectiva da epistemologia filogenética e da ontogenética indica seu encaminhamento a partir de situações-problema. Ao identificar esses conceitos presentes na formação do professor, fezse necessário investigar as concepções expressas por professores de matemática do ensino médio sobre seu entendimento da abordagem dos problemas no ensino. Para isso, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, que combina a coleta de dados por meio de questionários e entrevistas, nos quais foram realizadas com professores do ensino médio das escolas públicas urbanas estaduais dos munícipios de Cacoal (RO) e Ministro Andreazza (RO). O modelo adotado para o questionário foi misto, com questões abertas e fechadas e para a entrevista adotou-se o modelo semiestruturado. Na análise e interpretação dos dados utilizouse a análise de conteúdo, com o propósito de criar categorias de análise, no intuito de estabelecer as concepções dos professores de matemática do ensino médio a respeito da Resolução de Problemas Matemáticos no contexto da BNCC do ensino médio e do Enem. A pesquisa contou com 11 participantes que responderam ao questionário, sendo que 4 deles também participaram das entrevistas. Como resultado, obtivemos que a abordagem da Resolução de Problemas Matemáticos mais conhecida pelos professores é a “ensinar sobre resolução de problemas” que se baseia na perspectiva de Polya, porém, eles utilizam em conjunto a essa a abordagem o “ensinar para resolução de problemas”. No que diz respeito à concepção dos professores sobre a relação entre a BNCC e o Enem no contexto da Resolução de Problemas Matemáticos, eles visualizam tal relação nas competências e habilidades presente em cada um dos documentos e também pela ênfase dada à contextualização e interdisciplinaridade em ambos, já no que diz respeito às abordagens da Resolução de Problemas Matemáticos, a relação entre BNCC e Enem se revela na perspectiva do “ensinar sobre resolução de problemas”. Por fim, compreende-se que os professores participantes acreditam que a Resolução de Problemas Matemáticos é um excelente recurso didático para que atinjam uma formação mais crítica e reflexiva, como estabelece a BNCC, e simultaneamente preparem os alunos para um melhor desempenho no Enem.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – PPGEM, da Fundação Universidade Federal Rondônia – UNIR, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Matemática. Sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Ana Fanny Benzi de Oliveira Bastos
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3966
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