Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3969
Título: Modelagem matemática de vazões do Rio Madeira para gestão de risco em eventos de cheia: aplicações do MGB-IPHV com apoio de ferramenta VBA
Autor(es): Castro, Hérculys Pessoa e
Palavras-chave: Bacia Amazônica
Modelos de Grandes Bacias
Excel
Data do documento: 2022
Citação: CASTRO, Hérculys Pessoa e. Modelagem matemática de vazões do Rio Madeira para gestão de risco em eventos de cheia: aplicações do MGB-IPHV com apoio de ferramenta VBA. 2022. 92 f. Dissertação (mestrado) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, Ji-Paraná, 2022.
Resumo: O ciclo anual de cheia do rio Madeira traz potenciais danos socioeconômicos aos estados de Rondônia e Acre, tendo este trabalho o objetivo de fornecer ferramentas para auxiliar na gestão de risco em eventos extremos de cheia no rio Madeira, por meio de caracterização da região e calibração do Modelo de Grandes Bacias (MGB) para a bacia hidrográfica a montante de Porto Velho. Foram realizadas 12 simulações que variaram entre dois tipos de Modelo Digital de Elevação (MDE), Bare-Earth, com resolução de 500 metros e HidroSHETS, com resolução de 90 metros; dois métodos de propagação de vazão, Muskingum-Cunge e Modelo Inercial Local; e três grupos de parâmetros de calibração, os utilizados no produto South America Simulated River Discharge Dataset e suas otimizações baseadas no algoritmo MOCOM-UA para funções objetivo de Nash-Sutcliffe e porcentagem de erro de volume. Também se utilizou uma pasta de trabalho do software Microsoft Excel, dotada de planilhas, sub-rotinas em Visual Basic for Aplications (VBA), métricas de desempenho e gráficos, voltados para a avaliação de desempenho de simulações no período de cheias. Foi demonstrado que o referido modelo possui capacidade de representar as vazões do rio Madeira, bem como contribuir para compreensão da dinâmica da referida bacia hidrográfica e para fornecer informações que auxiliem na minimização dos efeitos de eventos extremos de cheia. Também foram identificados benefícios da utilização dos referidos códigos e planilhas, bem como disponibilizou-se um pacote de dados pré-processados para a bacia hidrográfica do rio Madeira desde suas nascentes andinas até a confluência com o rio Machado, que pode ser utilizado tanto no modo tradicional do MGB, através do QGis, quanto no modo alternativo, com as planilhas do Excel. Desta forma, este trabalho contribui para a tomada de decisão pelos órgãos gestores das águas e a deflagração de alertas às demais entidades responsáveis por ações mitigadoras, cumprindo um papel importante para o desenvolvimento sustentável e bem estar da população, sendo parte integrante do Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos, um dos instrumentos da PNRH, e tendo relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU) 01 (Erradicação da pobreza – 1.5) e 11 (Cidades e comunidades sustentáveis – 11.5 e 11b), dentre outros.
Descrição: Dissertação apresentada ao PROFÁGUA – Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação Dos Recursos Hídricos, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos. Sob a orientação da Profª. Drª. Nara Luísa Reis de Andrade
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3969
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Herculys_Pessoa_e_Castro.pdfDissertação13,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_Herculys_Pessoa_e_Castro.pdfProduto7,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.