Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/397
Título: Aplicabilidade da pena de prisão perpétua: Tribunal Penal Internacional e o conflito com a CF/88
Autor(es): Santos, Nelson Ned Rodrigues dos
Palavras-chave: Direito internacional
Prisão perpétua
Constituição Federal
Conflitos
Data do documento: 2-Jul-2015
Citação: SANTOS, Nelson Ned Rodrigues dos. Aplicabilidade da pena de prisão perpétua: Tribunal Penal Internacional e o conflito com a CF/88. 2015. 53 f. Monografia (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Resumo: O trabalho apresenta a discussão sobre a possibilidade de aplicação da pena de prisão perpétua prevista pelo tribunal penal internacional em face da Constituição Federal de 1988. O direito internacional, uma das fontes do direito, tem aplicabilidade imediata no país signatário, mas tal aplicabilidade pode ficar prejudicada por surgir conflitos com normas do direito interno. Quando isso acontece deve haver uma análise sobre sua constitucionalidade, e sobre seu posicionamento no ordenamento vigente, ou seja, em caso de conflito qual deve prevalecer.A adesão do Brasil ao tribunal penal internacional suscitou discussões, tanto sobre a constitucionalidade, como sobre o posicionamento no ordenamento interno. O cerne deste trabalho é a possibilidade de aplicação da pena de prisão perpétua pelo tribunal penal internacional em face da Constituição Federal de 1988. No caso em tela, se estuda duas hipóteses: em caso de conflito deve prevalecer a Constituição em todos os seus termos ou o tribunal penal internacional, acolhendo sua previsão acerca da punição quanto aos crimes contra os direitos humanos. Para a sua realização foi utilizado o método dedutivo com abordagem jurídica filosófico-dogmática e a técnica aplicada foi a pesquisa bibliográfica.
Descrição: Monografia apresentada à Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles – Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Direito elaborada sob Orientação do prof. Me. Gilson Tetsuo Miyakava.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/397
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA NELSON VERSÃO CD.pdf487,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador