Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3978
Título: Bibliotecas especializadas, profissional bibliotecário e a informação sobre a agricultura: o caso da Biblioteca da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (EMATER/RO), em Porto Velho
Autor(es): Soares, Thalya Rodrigues
Palavras-chave: Biblioteca especializada
Biblioteca agrícola
EMATER/RO
Data do documento: 2022
Citação: SOARES, Thalya Rodrigues. Bibliotecas especializadas, profissional bibliotecário e a informação sobre a agricultura: o caso da Biblioteca da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (EMATER/RO), em Porto Velho. 2022. 79 f. Monografia (Graduação Bacharelado Biblioteconomia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: Esta pesquisa trata da biblioteca especializada da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (EMATER/RO), em Porto Velho, e seu intuito principal é a demonstração da história, do profissional bibliotecário e a sua importância para a sociedade. Objetiva compreender o que motivou ou influenciou a desativação da biblioteca da EMATER. Portanto, foram obtidas respostas que ajudaram a alcançar o objetivo do estudo. Busca caracterizar, segundo a literatura, biblioteca especializada agrícola e descrever a valorização da memória institucional que está constituída no acervo da biblioteca. Realiza uma pesquisa qualitativa, utilizando o roteiro de entrevista semiestruturada como instrumento para coleta dos dados, emprega a técnica de análise Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), para a interpretação dos dados. Analisa e discute os resultados sob três pontos: sobre a biblioteca, acervo, usuário e serviços; sobre o profissional bibliotecário; sobre a desativação da biblioteca e o destino do acervo. Conclui que a biblioteca tradicional especializada agrícola está perdendo o seu espaço e a sua memória institucional, pela ocorrência de desativação e que toda a comunidade interna e externa está ficando desassistida de informação nas instituições públicas.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3978
Aparece nas coleções:Biblioteconomia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_THALYA_SOARES_20221217.pdfTCC752,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.