Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3988
Título: Estratégias dos narradores na construção das personagens femininas em contos de Machado de Assis
Autor(es): Silva, Milva Valéria Garbellini e
Palavras-chave: Machado de Assis
Literatura
Estratégia narrativa
Data do documento: 2022
Citação: SILVA, Milva Valéria Garbellini e. Estratégias dos narradores na construção das personagens femininas em contos de Machado de Assis. 2022. 110 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: O presente trabalho consiste em analisar estratégias dos narradores machadianos dos contos: “Onda”, “A Pianista” e “O Anjo das Donzelas”, publicados no Jornal das Famílias, periódico que circulou na sociedade fluminense de 1863 a 1878 e serviu como meio de comunicação e interação de mulheres burguesas que mais e mais se destacavam na coletividade. Essas narrativas de Machado de Assis deram voz e vez às suas protagonistas, permitindo que estas, sutilmente, driblassem limitações e regras preestabelecidas pela sociedade patriarcal do século XIX. Acreditamos que a análise das estratégias dos narradores na construção das personagens femininas seja importante porque, entre outras características, pode revelar a maneira como certas mulheres delineadas na poética machadiana desencadeiam ações de luta que, no Brasil, transcendem categorias espaciais e atemporais. Para a consecução de nossos objetivos, serão utilizadas como aporte teórico obras de: Antonio Candido, com Formação da Literatura Brasileira; Alfredo Bosi, com História Concisa da Literatura Brasileira, Jean-Michel Massa, com a obra A juventude de Machado de Assis; Mariza Lajolo e Regina Zilberman, com a Formação da Leitura no Brasil; Barreto Filho, com Introdução a Machado de Assis; John Gledson, com a obra Machado de Assis: Ficção e História; e, por fim, Roberto Schwarz, com o ensaio “As ideias fora do lugar” e o livro Ao vencedor as batatas.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3988
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.