Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3993
Título: Processos eletrônicos (E-proc): benefícios e impasses da implantação na Prefeitura Municipal de Pimenta Bueno - RO
Autor(es): Marchiori, Jaqueline Simplicio
Palavras-chave: Sistema de processos eletrônicos
Gestão pública
Tecnologias da informação e comunicação
Data do documento: 17-Dez-2022
Resumo: O surgimento da internet e das tecnologias da informação e comunicação (TICs) impulsionaram o avanço tecnológico a nível mundial e isso refletiu no Setor Público que por sua vez teve que se adequar para atender as novas necessidades de uma sociedade em constante desenvolvimento tecnológico. O advento da tecnologia traz em si a necessidade de adaptação constante, por outro lado, gera cada vez mais contribuições favoráveis para a gestão pública, tais como: agilidade, flexibilidade, eficiência, transparência, redução de custos e automatização e simplificação de processos, gerando maior eficácia nas tomadas de decisões nas entidades públicas. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo demonstrar os benefícios, problemas e a efetividade da utilização do Sistema de Processos Eletrônicos (E-proc) como apoio à Gestão Pública. Para tanto, adotou-se abordagem qualitativa, com viés exploratório, guiada pelo método dedutivo, apoiada por pesquisa bibliográfica e questionários com os responsáveis pelos departamentos, os gestores das secretarias municipais (SEMFAZ, GP, SEMOSP, SEMPLAN, SEMAGRI, SEMED, SEMSAU e SEMAST) e ainda questionários junto ao vice prefeito e o sócio da empresa que fornece o sistema. A realização da coleta de dados se deu pela plataforma de formulários do Google entre outubro e novembro de 2022. Os resultados obtidos após a análise, indicam que o município em estudo obteve resultados positivos com a implantação do E-proc, trazendo em si um resultado satisfatório quanto a efetividade deste sistema que é utilizado como apoio à gestão pública municipal.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis sob orientação da Profa. Dra. Suzenir Aguiar da Silva.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3993
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc_Jaqueline_Simplicio.pdf680,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador