Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3997
Título: Accountability no terceiro setor: um estudo de caso em uma organização da sociedade civil da cidade de Cacoal - RO
Autor(es): Fornazier, Rute
Palavras-chave: Accountability
Prestação de contas
Terceiro setor
OSC
Data do documento: 16-Dez-2022
Citação: FORNAZIER, Rute. Accountability no Terceiro Setor: um Estudo de Caso em uma organização da Sociedade Civil da cidade de Cacoal/RO. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2022.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar as práticas de accountability em uma organização da Sociedade Civil (OSC) da cidade de Cacoal/RO. O estudo foi aplicado na casa de acolhida São Camilo de Cacoal, utilizando questionário com formulário semiestruturado. Constatou-se que as organizações do Terceiro Setor, como é o caso da Casa de Acolhida São Camilo, ao realizarem atividades de caráter público estão contribuindo para com o Estado na manutenção do bem-estar social. Os resultados evidenciam que o termo accountability não é algo conhecido teoricamente pela diretora da organização, mas observa-se que existem práticas de accountability aplicadas na rotina da entidade. Percebe-se que as prestações de contas são realizadas por meio de reuniões e eventos, além de relatórios de receitas e despesas. A organização relata que são mais de dez itens entre informações financeiras e sobre a entidade que são divulgadas externamente, contudo, ao analisar o site da entidade foram encontradas apenas informações, sobre recursos recebidos, Auxílio Emergencial- ILPI e Programa Nota Legal - SEFIN. Cabe evidenciar que a entidade reconhece a importância da prestação de contas para estimular o relacionamento com os financiadores e apoiadores de recursos na entidade, porém foi relatado que são poucos os cidadãos que procuram a entidade para esclarecimentos sobre a aplicação dos recursos doados.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como parte dos requisitos, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. Dr. Everton Galhoti Coelho
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3997
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc_Rute_Fornazier.pdf336,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador