Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3998
Título: Contabilidade Ambiental: uma análise bibliométrica dos artigos publicados nas Bases de Dados Web of Science e SPELL
Autor(es): Candido, Wanderson Henrique Previatelli.
Palavras-chave: Contabilidade ambiental
Análise bibliométrica
Base de dados
Artigos
Data do documento: 15-Dez-2022
Citação: CANDIDO, Wanderson Henrique Previatelli. Contabilidade Ambiental: Uma Análise Bibliométrica dos Artigos Publicados nas Bases de Dados Web of Science e SPELL. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2022.
Resumo: A pesquisa em contabilidade ambiental examina como as empresas contabilizam e divulgam seus impactos ambientais, bem como investiga o impacto do desempenho ambiental no desempenho das empresas. Tal preocupação ambiental leva as empresas a tomarem decisões para diminuir o custo na gestão de resíduos, consumo de recursos naturais, além de reconhecer os verdadeiros valores dos vários recursos naturais que a empresa usufrui. Desse modo, este estudo analisou o status quo da produção científica sobre contabilidade ambiental entre os anos de 2018 e 2022, com base na produção científica publicada nas bases Web of Science e SPELL Scientific Periodicals Electronic Library. Metodologicamente, a pesquisa caracterizou-se como descritiva e bibliográfica quanto aos objetivos, documental quanto aos meios e quantitativa quanto à abordagem do problema. Constatou-se que o impacto ambiental das atividades produtivas das organizações é um tema relevante no meio empresarial e acadêmico. Há indícios de que existe também uma demanda por instrumentos e metodologias que busquem mitigar esse impacto ambiental. Alguns pontos relevantes de futuras pesquisas também foram identificados, tais como: evidenciar a perspetiva ambiental empresarial com mais força; discutir com mais intensidade a consciência, a gestão e a reputação ambiental; e aprofundar-se no tema sustentabilidade, avaliação, desempenho e performance ambiental. Por fim, as pesquisas em contabilidade ambiental precisam avançar, tendo em vista que a própria literatura coloca, que em vários países em desenvolvimento, com rica biodiversidade, por exemplo, Indonésia, Brasil e Colômbia, mas que infelizmente é uma área que não recebeu atenção adequada.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso Apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Prof. Francisco Gonçalves Quiles, como parte dos Requisitos, para Obtenção do Título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. Dr. Ronaldo Leão de Miranda
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3998
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc_Wanderson_Henrique.pdf569,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador