Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4002
Título: Análise de custos e formação do preço de venda para os pequenos produtores rurais da cidade de Cacoal-RO
Autor(es): Santos, Marcus Vinícius Costa.
Palavras-chave: Análise de custos
Formação de preço
Pequenos produtores rurais
Data do documento: 23-Dez-2022
Resumo: O cenário atual do mercado é caracterizado pela grande concorrência das empresas, o que faz surgir a necessidade dessas empresas buscarem estratégias e táticas de precificação. Assim, utilizar a gestão de custos alinhada ao método de formação de preços é muito importante para a saúde financeira da empresa. Dessa forma, o estudo traz como objetivo geral analisar como os pequenos produtores rurais do município de Cacoal gerenciam os custos e elaboram o preço de venda dos produtos. A pesquisa é de natureza descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como método o dedutivo. Para a realização do estudo foi utilizada como ferramenta de coleta de dados um formulário, o qual teve 26 perguntas abertas e fechadas (múltipla escolha). Os resultados do estudo permitiram extrair que no gerenciamento de custos os produtores utilizam métodos simples, sendo que a maioria não realiza nenhuma análise de custos, embora tenham reconhecido a importância dessa ferramenta. Quanto a precificação, utilizam a estratégia voltada a concorrência como principal parâmetro, embora recorram à mensuração dos custos como uma métrica a ser considerada na precificação, o que mostrou uma contradição em relação ao uso de métodos para mensuração de custos. A qualidade foi muito ressaltada nas respostas como um fator de diferenciação na percepção do consumidor e o período de estiagem foi lembrado como um fator de influência diretamente no preço. Sugere-se para trabalhos futuros, um acompanhamento desses pequenos produtores rurais para a aplicação de técnicas de precificação em seu negócio, com um estudo detalhado da real mensuração dos custos de sua produção.
Descrição: Artigo de conclusão de curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Câmpus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. Me. Ademir Luiz Vidigal Filho
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4002
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACC___Marcus_Vinicius_Correcao.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador