Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4005
Título: Desafios de acadêmicos surdos na pandemia com o ensino remoto na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - Campus de Vilhena
Autor(es): Bezerra, Ana Elisa
Palavras-chave: Educação superior
Educação de surdos
Ensino remoto
Pandemia
Data do documento: 2022
Citação: BEZERRA, A. E. Desafios de acadêmicos surdos na pandemia com o ensino remoto na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - Campus de Vilhena. 2022. 40 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2022.
Resumo: Este trabalho teve como temática: os desafios de acadêmicos surdos em meio a pandemia com o ensino remoto na Universidade UNIR- campus de Vilhena. Tendo como problema de pesquisa: Quais desafios que os acadêmicos surdos enfrentaram, com o ensino remoto no período da pandemia? O processo de ensino-aprendizagem desses alunos foi desenvolvido e houve atendimentos e respostas as demandas encontradas? O objetivo geral que foi analisar relatos de experiências e vivências em torno do ensino remoto no período da pandemia, em relação aos acadêmicos surdos na universidade através de narrativas. Para alcançar a resolução do problema foi utilizada a metodologia etnográfica com uma abordagem quali-quantitativa, onde foram utilizadas entrevistas gravadas, na qual os acadêmicos surdos puderam responder em Libras e para a análise contou com o apoio de um/uma profissional Tradutor (a) e Intérprete de Libras – Língua Portuguesa (TILSP) do campus da UNIR de Vilhena, na tradução desse material. Para tanto, apresentei como referencial teórico autores e documentos de legislações vigentes que contribuíram para essa discussão, como: a Declaração de Salamanca (BRASIL, 1994); Estatuto da Pessoa com Deficiência (BRASIL, 2015); Deficiência Auditiva (BRASIL, 1997), Decreto n° 7.611, de 17 de novembro de 2011 (BRASIL, 2019); Decreto Nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005; Maria Cristina Da Cunha Pereira (2011), Kraemer (2012), Carvalho (1999), Almeida e Rodrigues (2021), Canziani (1995), Mantoan(2002) e (2003), Karin Strobel (2008) As imagens do outro sobre a cultura surda), que discute o tema em questão e fundamenta o estudo. Como resultado, através das respostas dos 4 surdos e 2 deficientes auditivos entrevistados, percebi alguns pontos em comuns em suas falas em relação ao ensino remoto. Todos tiveram dificuldades em se adaptar ao novo ensino, embora tivessem algum tipo de apoio. Notei também que uma das entrevistadas, deixou de frequentar a universidade, pela dificuldade de acesso online, vindo assim então trancar seu curso.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Ma. Fernanda Emanuele Souza de Azevedo.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4005
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ANA_ELISA__VERSAO_FINAL.pdfArquivo Final292,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.