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dc.contributor.authorBezerra, Ana Elisa-
dc.date.accessioned2023-01-11T18:31:55Z-
dc.date.available2023-01-11T18:31:55Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationBEZERRA, A. E. Desafios de acadêmicos surdos na pandemia com o ensino remoto na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - Campus de Vilhena. 2022. 40 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4005-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Ma. Fernanda Emanuele Souza de Azevedo.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como temática: os desafios de acadêmicos surdos em meio a pandemia com o ensino remoto na Universidade UNIR- campus de Vilhena. Tendo como problema de pesquisa: Quais desafios que os acadêmicos surdos enfrentaram, com o ensino remoto no período da pandemia? O processo de ensino-aprendizagem desses alunos foi desenvolvido e houve atendimentos e respostas as demandas encontradas? O objetivo geral que foi analisar relatos de experiências e vivências em torno do ensino remoto no período da pandemia, em relação aos acadêmicos surdos na universidade através de narrativas. Para alcançar a resolução do problema foi utilizada a metodologia etnográfica com uma abordagem quali-quantitativa, onde foram utilizadas entrevistas gravadas, na qual os acadêmicos surdos puderam responder em Libras e para a análise contou com o apoio de um/uma profissional Tradutor (a) e Intérprete de Libras – Língua Portuguesa (TILSP) do campus da UNIR de Vilhena, na tradução desse material. Para tanto, apresentei como referencial teórico autores e documentos de legislações vigentes que contribuíram para essa discussão, como: a Declaração de Salamanca (BRASIL, 1994); Estatuto da Pessoa com Deficiência (BRASIL, 2015); Deficiência Auditiva (BRASIL, 1997), Decreto n° 7.611, de 17 de novembro de 2011 (BRASIL, 2019); Decreto Nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005; Maria Cristina Da Cunha Pereira (2011), Kraemer (2012), Carvalho (1999), Almeida e Rodrigues (2021), Canziani (1995), Mantoan(2002) e (2003), Karin Strobel (2008) As imagens do outro sobre a cultura surda), que discute o tema em questão e fundamenta o estudo. Como resultado, através das respostas dos 4 surdos e 2 deficientes auditivos entrevistados, percebi alguns pontos em comuns em suas falas em relação ao ensino remoto. Todos tiveram dificuldades em se adaptar ao novo ensino, embora tivessem algum tipo de apoio. Notei também que uma das entrevistadas, deixou de frequentar a universidade, pela dificuldade de acesso online, vindo assim então trancar seu curso.pt_BR
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dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titleDesafios de acadêmicos surdos na pandemia com o ensino remoto na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - Campus de Vilhenapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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