Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4006
Título: O ensino de matemática mediado por tecnologias digitais: uma perspectiva sobre frações
Autor(es): Pereira, Elaine Santos
Palavras-chave: Matemática
Tecnologias digitais
Fração
Data do documento: 2022
Citação: PEREIRA, E. S. O ensino de matemática mediado por tecnologias digitais: uma perspectiva sobre frações. 2022. 54 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena. 2022.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar como ocorreu o ensino de fração no período de distanciamento social, situação proposta com a intenção de evitar o contágio do vírus da Covid-19. Traçando os seguintes objetivos específicos: Identificar o perfil do professor que ensina Matemática; Descrever o conteúdo de fração ensinado; Descobrir como foi feito esse ensino; Conhecer as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) que foram utilizadas no ensino de fração no período abordado. O problema de pesquisa foi norteado pela seguinte questão: como ocorreu o ensino de fração no 5º ano do Ensino Fundamental durante o período de distanciamento social? Para responder, foi realizada pesquisa bibliográfica e de campo, a partir de entrevistas semiestruturadas, em quatro instituições de ensino, três públicas e uma privada, todas localizadas no município de Vilhena-RO. As entrevistas foram realizadas com professores que ensinaram Matemática no 5º ano, no período mencionado. O método utilizado foi ancorado em alguns conceitos da teoria de Análise de Conteúdo, Bardin (2011). Assim, foram criados 4 Eixos Temáticos e a partir deles surgiram 22 Unidades de Registros,para posterior análise. A priori foram estabelecidos quatro eixos, a saber: Perfil do Docente, Conteúdo de Fração, Método de Ensino e TDIC para o ensino. A fração, enquanto um conteúdo complexo e considerado de difícil aprendizagem, me fez questionar como seria seu ensino a partir de uma mediação das tecnologias digitais. Pensando nisso, a pesquisa foi embasada em D’Ambrósio (1996); Toledo e Toledo (1997); e Skovsmose (2001), dentre outros. Como resultado, esse trabalho identificou uma diferença entre estudos e práticas utilizadas para o uso das TDIC no ensino, pois, exclusivamente nos estudos, é necessário utilizá-las de forma crítica e pensada. Portanto, conclui-se que na prática ocorrida durante o distanciamento social, professores fizeram o possível para que o conhecimento chegasse ao aluno, através de um processo de transmissão. Do ponto de vista final, sugerem-se contribuições para professores e acadêmicos que pretendem atuar no ensino de Matemática, apropriando, assim, das tecnologias digitais como ferramenta pedagógica.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof. Dr. Júlio Robson Azevedo Gambarra
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4006
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ElaineSantosPereira.pdfArquivo Final1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.