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Título: Brincando e aprendendo: o brincar como recurso pedagógico no processo de aprendizagem na educação infantil
Autor(es): Lara, Fabiana de Oliveira de Vasconcelos
Palavras-chave: Educação infantil
Recursos pedagógicos
Ensino-aprendizagem
Brincar
Data do documento: 2022
Citação: LARA, F. O. V. Brincando e aprendendo: o brincar como recurso pedagógico no processo de aprendizagem na educação infantil. 2022. 37 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2022
Resumo: O brincar está presente na vida das crianças desde muito cedo. Muitos teóricos consideram que o brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia da criança. Colabora para a participação nas atividades em grupos, também o respeito às regras e construção da identidade social e cultural. Por isso, na Educação Infantil, o brincar é um dos eixos estruturantes do processo de aprendizagem. Ao pensar no referido tema, surgiu a seguinte indagação: De que maneira o brincar faz parte do contexto da educação infantil? Este trabalho teve como objetivo geral compreender o brincar como recurso pedagógico no processo de aprendizagem na Educação Infantil. Como objetivos específicos: descrever, em diferentes períodos históricos, a prática educativa destinada às crianças da Educação Infantil; reconhecer a relevância do brincar para o desenvolvimento das crianças; e analisar a contribuição do brincar no desenvolvimento escolar dessas crianças. A pesquisa teve cunho bibliográfico e os teóricos que fundamentaram-a, foram: Oliveira (2011), Kramer (2003), Maluf (2007), Wajskop (1990), Haetinger (1998). Também foi consultada a Base Nacional Comum Curricular (2018). Essa pesquisa possibilitou entender que o brincar faz parte da vida das crianças desde o nascimento, pois se encontra no contexto social e no cotidiano mesmo através das brincadeiras livres, sem fins pedagógicos. Ao entrar na escola a criança passa a interagir com outras crianças e, assim, aprendem a partir das mais diversas brincadeiras, tais como, nas de roda, nas danças, nos jogos, nas músicas, nas histórias, etc. Partindo do pressuposto de que elas aprendem com as brincadeiras, estas podem ser usadas intencionalmente como recursos pedagógicos relevantes e eficientes, o brincar possibilita que as crianças vivenciem várias situações reais do cotidiano de forma lúdica e prazerosa, ao imaginar, recriar e criar, novos conhecimentos.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Dra. Giovana Alexandra Stevanato
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4009
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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