Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4010
Title: Artes, linguagens infantis e experiências na educação infantil: diálogos entre a abordagem Reggio Emília e a BNCC
Authors: Cruz, Isadora Carolina Silva
Keywords: Educação infantil
Reggio Emília
Ensino de artes
Issue Date: 2022
Citation: CRUZ, I. C. S. Artes, linguagens infantis e experiências na educação infantil: diálogos entre a abordagem Reggio Emília e a BNCC. 2022. 32 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena. 2022
Abstract: Este trabalho teve como objetivo geral compreender as possíveis relações ou aproximações da abordagem pedagógica Reggio Emília com a Base nacional comum curricular (BNCC) em relação à Educação Infantil, no que concerne às experiências das crianças com as artes. A presente pesquisa é de abordagem qualitativa e de caráter bibliográfico. Para compor a pesquisa, utilizamos teóricos como Gandini (1999), Edwards (1999), e Malaguzzi (1999). Diante do problema de pesquisa se a Base nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil no que concerne às artes e experiencia das crianças, apresenta alguma possibilidade de relação com a proposta pedagógica Reggio Emília .Tivemos resultados a partir da identificação e aproximações entre a Base Nacional Comum Curricular e a proposta Reggio Emília de educação, especialmente no que tange à perspectiva de pensar a criança a partir de um sujeito de direitos, protagonista de sua aprendizagem, tendo como base os campos de experiências: de conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer a si, ao outro e a coletividade, de forma que se comunique e aprenda não apenas para interagir, mas, para criar sua própria cultura. Também, entendemos que um ensino fundamentado nas artes na Educação Infantil é potencializador de espaços de escutas, de criação, imaginação e criatividade, elementos presentes, de acordo com a proposta Reggio Emília.
Description: Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Dra. Josiane Brolo
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4010
Appears in Collections:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ISADORA_CAROLINA_SILVA_CRUZ_Arquivo Final.pdfArquivo Final896,25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.