Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4010
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCruz, Isadora Carolina Silva-
dc.date.accessioned2023-01-11T18:46:47Z-
dc.date.available2023-01-11T18:46:47Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCRUZ, I. C. S. Artes, linguagens infantis e experiências na educação infantil: diálogos entre a abordagem Reggio Emília e a BNCC. 2022. 32 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena. 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4010-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Dra. Josiane Brolopt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo geral compreender as possíveis relações ou aproximações da abordagem pedagógica Reggio Emília com a Base nacional comum curricular (BNCC) em relação à Educação Infantil, no que concerne às experiências das crianças com as artes. A presente pesquisa é de abordagem qualitativa e de caráter bibliográfico. Para compor a pesquisa, utilizamos teóricos como Gandini (1999), Edwards (1999), e Malaguzzi (1999). Diante do problema de pesquisa se a Base nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil no que concerne às artes e experiencia das crianças, apresenta alguma possibilidade de relação com a proposta pedagógica Reggio Emília .Tivemos resultados a partir da identificação e aproximações entre a Base Nacional Comum Curricular e a proposta Reggio Emília de educação, especialmente no que tange à perspectiva de pensar a criança a partir de um sujeito de direitos, protagonista de sua aprendizagem, tendo como base os campos de experiências: de conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer a si, ao outro e a coletividade, de forma que se comunique e aprenda não apenas para interagir, mas, para criar sua própria cultura. Também, entendemos que um ensino fundamentado nas artes na Educação Infantil é potencializador de espaços de escutas, de criação, imaginação e criatividade, elementos presentes, de acordo com a proposta Reggio Emília.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2023-01-09T20:50:03Z No. of bitstreams: 1 TCC_ISADORA_CAROLINA_SILVA_CRUZ_Arquivo Final.pdf: 917759 bytes, checksum: c3f1a226070820c9c628da58fde4abd3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by PATRICIA CARDOSO (patricia.mello@unir.br) on 2023-01-11T18:41:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_ISADORA_CAROLINA_SILVA_CRUZ_Arquivo Final.pdf: 917759 bytes, checksum: c3f1a226070820c9c628da58fde4abd3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by PATRICIA CARDOSO (patricia.mello@unir.br) on 2023-01-11T18:42:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_ISADORA_CAROLINA_SILVA_CRUZ_Arquivo Final.pdf: 917759 bytes, checksum: c3f1a226070820c9c628da58fde4abd3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-11T18:46:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_ISADORA_CAROLINA_SILVA_CRUZ_Arquivo Final.pdf: 917759 bytes, checksum: c3f1a226070820c9c628da58fde4abd3 (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectReggio Emíliapt_BR
dc.subjectEnsino de artespt_BR
dc.titleArtes, linguagens infantis e experiências na educação infantil: diálogos entre a abordagem Reggio Emília e a BNCCpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ISADORA_CAROLINA_SILVA_CRUZ_Arquivo Final.pdfArquivo Final896,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.