Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4011
Title: Sociologia da infância: construções e contribuições para a educação infantil
Authors: Oliveira, Fagner da Cruz
Keywords: Sociologia da infância
Educação infantil
Crianças
Issue Date: 2022
Citation: OLIVEIRA, F. C. Sociologia da infância: construções e contribuições para a educação infantil. 2022. 62 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2022
Abstract: Nesse trabalho foi desenvolvido um breve histórico sobre as crianças do Brasil, a Educação Infantil a fim de relacioná-los às contribuições da Sociologia da Infância às práticas pedagógicas escolares de crianças de 0 a 5 anos de idade. Elegemos como objetivo geral do estudo, analisar a construção da Sociologia da Infância e sua contribuição para as práticas docentes na Educação Infantil. Para isso, fizemos pesquisa bibliográfica, com a adoção do método de síntese pessoal. A Sociologia da Infância é um campo de pesquisa relativamente novo. Ela traz uma nova visão sobre as crianças e as infâncias. Sabemos que por muito tempo na história da humanidade os pequenos não foram considerados ou tiveram seus direitos respeitados. Mas isso começa a mudar, as crianças passam a ser vistas e consideradas em sua integralidade, inclusive na educação. Essa que por muito tempo foi tida como um espaço para “deixar” a criança para os pais trabalharem, a partir da LDB 9394/96 passa a ser incorporada com parte da Educação Básica. Depois de muitas lutas de vários segmentos da sociedade a Educação Infantil tornou-se um lugar de aprendizado e de desenvolvimento integral dos pequenos e ela não deve acontecer de qualquer jeito. Os pedagogos devem estar sempre se atualizando com formação continuada para oferecer o melhor atendimento possível para as crianças de 0 a 5 anos de idade. Todo esse movimento de ascensão das crianças e da Educação Infantil veio quase que simultaneamente com a Sociologia da Infância, área que traz elementos de sua pesquisa que podem ser usados na educação dos pequenos, isso porque ela nos ensina a ver a criança em sua totalidade e entender que a criança produz cultura e ao mesmo tempo infere na cultura dos adultos.
Description: Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Dra. Renata Aparecida Carbone Mizusaki
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4011
Appears in Collections:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Arquivo Final_Fagner_Cruz_Oliveira.pdfArquivo Final685,65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.