Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4011
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Fagner da Cruz-
dc.date.accessioned2023-01-11T18:47:34Z-
dc.date.available2023-01-11T18:47:34Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, F. C. Sociologia da infância: construções e contribuições para a educação infantil. 2022. 62 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4011-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Dra. Renata Aparecida Carbone Mizusakipt_BR
dc.description.abstractNesse trabalho foi desenvolvido um breve histórico sobre as crianças do Brasil, a Educação Infantil a fim de relacioná-los às contribuições da Sociologia da Infância às práticas pedagógicas escolares de crianças de 0 a 5 anos de idade. Elegemos como objetivo geral do estudo, analisar a construção da Sociologia da Infância e sua contribuição para as práticas docentes na Educação Infantil. Para isso, fizemos pesquisa bibliográfica, com a adoção do método de síntese pessoal. A Sociologia da Infância é um campo de pesquisa relativamente novo. Ela traz uma nova visão sobre as crianças e as infâncias. Sabemos que por muito tempo na história da humanidade os pequenos não foram considerados ou tiveram seus direitos respeitados. Mas isso começa a mudar, as crianças passam a ser vistas e consideradas em sua integralidade, inclusive na educação. Essa que por muito tempo foi tida como um espaço para “deixar” a criança para os pais trabalharem, a partir da LDB 9394/96 passa a ser incorporada com parte da Educação Básica. Depois de muitas lutas de vários segmentos da sociedade a Educação Infantil tornou-se um lugar de aprendizado e de desenvolvimento integral dos pequenos e ela não deve acontecer de qualquer jeito. Os pedagogos devem estar sempre se atualizando com formação continuada para oferecer o melhor atendimento possível para as crianças de 0 a 5 anos de idade. Todo esse movimento de ascensão das crianças e da Educação Infantil veio quase que simultaneamente com a Sociologia da Infância, área que traz elementos de sua pesquisa que podem ser usados na educação dos pequenos, isso porque ela nos ensina a ver a criança em sua totalidade e entender que a criança produz cultura e ao mesmo tempo infere na cultura dos adultos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2023-01-09T19:34:36Z No. of bitstreams: 1 TCC_Arquivo Final_Fagner_Cruz_Oliveira.pdf: 702102 bytes, checksum: 9e7bb745360de27cf90a2ca08e5f0478 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by PATRICIA CARDOSO (patricia.mello@unir.br) on 2023-01-11T18:44:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Arquivo Final_Fagner_Cruz_Oliveira.pdf: 702102 bytes, checksum: 9e7bb745360de27cf90a2ca08e5f0478 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2023-01-11T18:46:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Arquivo Final_Fagner_Cruz_Oliveira.pdf: 702102 bytes, checksum: 9e7bb745360de27cf90a2ca08e5f0478 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-11T18:47:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Arquivo Final_Fagner_Cruz_Oliveira.pdf: 702102 bytes, checksum: 9e7bb745360de27cf90a2ca08e5f0478 (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSociologia da infânciapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titleSociologia da infância: construções e contribuições para a educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Arquivo Final_Fagner_Cruz_Oliveira.pdfArquivo Final685,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.