Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4012
Título: Letramento matemático: desafios e possibilidades da docência no ensino de aritmética
Autor(es): Santos, Gislaine Nunes dos
Palavras-chave: Educação matemática
Perfil docente
Ensino e aprendizagem
Data do documento: 2022
Citação: SANTOS, G. N. Letramento matemático: desafios e possibilidades da docência no ensino de aritmética. 2022. 63 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2022
Resumo: Esta pesquisa teve a seguinte indagação: Quais são os desafios e possibilidades da formação docente em aritmética nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O objetivo geral foi compreender o ensino e a aprendizagem de aritmética nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, busquei identificar o perfil do docente que ensina matemática nos anos iniciais; descrever os conteúdos de aritmética; conhecer os desafios da docência; e compreender as possiblidades do ensino de aritmética nos anos iniciais. A elaboração deste trabalho deu-se mediante as pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo. Para as pesquisas bibliográficas houve consultas a livros digitais e físicos, e artigos. Para pesquisa de campo, houve escolha por três instituições, sendo duas de rede pública e uma da rede privada, todas localizadas no município de Vilhena/RO. Para produção de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as professoras de 5º anos das instituições escolhidas. O método para analisar os dados obtidos está baseado em alguns conceitos da teoria de Análise de conteúdo, de Bardin (2011). Assim, através da pesquisa realizada, foi possível compreender que ser professor de matemática para atuar nos anos iniciais requer uma formação polivalente, para tal, a formação inicial através do curso de graduação em Pedagogia e Licenciatura em Matemática. Os desafios posto a formação do professor são grandes, pois muitos desses profissionais que atuam nos anos iniciais têm pouca afinidade com a matemática dado a escolarização que recebeu, além disso, há uma baixa procura por especialização em matemática. No que refere-se ainda a desafios e possibilidades, compreendeu-se que os alunos têm apresentado maiores dificuldades com conteúdos matemáticos em função do período de pandemia, não se deve negar que a família também pode contribuir para a aprendizagem do aluno, uma vez, que acompanha a vida escolar do filho. Ao tratar-se das possibilidades da docência, este pode contribuir significativamente para a aprendizagem do aluno ao conceber um ambiente favorável para o ensino e aprendizagem, através de metodologias e estratégias como a utilização do lúdico (jogos, brincadeiras e desafios) entre outros.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof. Dr. Julio Robson Azevedo Gambarra
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4012
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Arquivo Final_Gislaine_Nunes_dos_Santos.pdfArquivo Final770,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.