Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4014
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Medeiros, Hérica Martins de | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-11T18:54:21Z | - |
dc.date.available | 2023-01-11T18:54:21Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, H. M. Experiências matemáticas na educação infantil. 2022. 43 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4014 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Dra. Giovana Alexandra Stevanato | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho aborda como o ensino da matemática é proposto para a Educação Infantil. O problema de pesquisa foi como os documentos normativos da Educação Infantil apresentam o ensino de matemática? O objetivo geral da pesquisa foi compreender como a Base Nacional Comum Curricular, Etapa Educação Infantil apresenta os objetivos de desenvolvimento e de aprendizagem relacionados aos conhecimentos matemáticos. Nossos objetivos específicos são: investigar como a matemática aparece na BNCC para a Educação Infantil; identificar os objetivos de aprendizagem matemáticos, apresentar sugestões de atividades que possibilitam as experiências matemáticas. Para esse fim, a pesquisa é bibliográfica e tem abordagem qualitativa. Utilizamos as perspectivas teóricas de Fonseca (2012); Fonseca (2019); Guimarães (2017); Macedo e Moraes (2013); Nunes, Corsino e Didonet (2011); Panizza (2006); Reis (2006); Rodrigues (2018). E os documentos normativos da educação: Brasil (1988); Brasil (2018) e o Conselho Municipal de Educação de Vilhena- CME- (2019). Essa pesquisa possibilitou compreender que a matemática é de suma importância para o desenvolvimento do ser humano. Sendo assim, trabalhar os conhecimentos matemáticos com as crianças desde muito cedo é o caminho para estimular o seu desenvolvimento intelectual, emocional e social. A Educação Infantil é o caminho para promover interações e brincadeiras e incentivar crianças a fazerem observações, manipularem objetos, investigarem e explorarem o meio em que vivem. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2023-01-09T20:25:31Z No. of bitstreams: 1 TCC_FINAL_HERICA_MARTINS_DE_MEDEIROS.pdf: 719825 bytes, checksum: 1707b3b9c9ecd4f18e868e006ee46011 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by PATRICIA CARDOSO (patricia.mello@unir.br) on 2023-01-11T18:43:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_FINAL_HERICA_MARTINS_DE_MEDEIROS.pdf: 719825 bytes, checksum: 1707b3b9c9ecd4f18e868e006ee46011 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2023-01-11T18:49:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_FINAL_HERICA_MARTINS_DE_MEDEIROS.pdf: 719825 bytes, checksum: 1707b3b9c9ecd4f18e868e006ee46011 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-01-11T18:54:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_FINAL_HERICA_MARTINS_DE_MEDEIROS.pdf: 719825 bytes, checksum: 1707b3b9c9ecd4f18e868e006ee46011 (MD5) Previous issue date: 2022 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino da matemática | pt_BR |
dc.subject | Matemática - aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Experiências matemáticas na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_FINAL_HERICA_MARTINS_DE_MEDEIROS.pdf | Arquivo Final | 702,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.