Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4021
Título: A biblioteca escolar e o cumprimento das diretrizes da IFLA: análise em duas unidades da região central de Porto Velho
Autor(es): Abreu, Floriza Santos de
Palavras-chave: Biblioteca escolar
Diretrizes da IFLA
Informação e comunicação
Data do documento: 2022
Citação: ABREU, Floriza Santos de. A biblioteca escolar e o cumprimento das diretrizes da IFLA: análise em duas unidades da região central de Porto Velho. 2022. 36 f. Monografia (Graduação Bacharelado Biblioteconomia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: Os intensos debates e reflexões sobre a Biblioteca Escolar (BE) brasileira como um organismo vivo que contribui no processo de ensino-aprendizagem do alunado, reafirma sua importância no cenário educacional e no processo de crescimento dos educandos como cidadãos críticos, reflexivos e condutores de seu processo na aquisição do conhecimento produzidos historicamente pela humanidade. Estas bibliotecas, contudo, carregam em si inquietações históricas, principalmente pelo fato de serem parte de um sistema educacional pouco assistido pelas políticas públicas. A partir destas reflexões, o presente estudo objetivou descrever e analisar a atuação dos bibliotecários e gestão escolar à luz das diretrizes da IFLA sobre a Biblioteca Escolar, bem como buscou em seus objetivos específicos: a) analisar a percepção de gestores escolares e responsáveis pela biblioteca sobre a funcionamento e organização da Biblioteca Escolar; b) analisar a percepção dos gestores e responsáveis pela biblioteca sobre a importância da Biblioteca Escolar no processo ensino-aprendizagem; c) identificar o cumprimento das diretrizes da IFLA/UNESCO pela gestão escolar e responsáveis pela biblioteca. Esta pesquisa justificou-se pela considerável relevância que a Biblioteca Escolar (BE) possui no cenário educacional e no ambiente escolar como instrumento que auxilia ao processo ensino-aprendizagem, pela necessidade de discutir as dificuldades de executar projetos de melhorias para os referidos espaços e buscar elementos que justifiquem a falta de utilização adequada dos referidos espaços pela comunidade escolar além de investigar o nível de conhecimento que os investigados possuem sobre as diretrizes da IFLA/UNESCO criadas para dar suporte a todas as etapas da organização, funcionamento e gestão da Biblioteca Escolar. A metodologia constitui-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada com procedimentos bibliográficos, realizada em 02 unidades de ensino da região central de Porto Velho. O instrumento adotado para a coleta de dados foi a aplicação de questionário, tendo como universo da pesquisa os gestores e responsáveis pelas bibliotecas das unidades participantes. Os resultados revelam que os objetivos da pesquisa foram alcançados pois, apesar das dificuldades encontradas, evidenciou-se avanços e melhorias nas bibliotecas investigadas devido ao empenho da equipe gestora e dos responsáveis pela biblioteca. Evidenciou-se ainda o entendimento de que esses espaços são parte integrante do processo ensino-aprendizagem, no qual a presença do profissional bibliotecário contribui no desempenho de funções relacionadas ao ambiente, desde sua organização, como guarda, preservação e disseminação da informação aos seus usuários.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4021
Aparece nas coleções:Biblioteconomia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia.pdf503,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.